top of page

FIAT ARGO TREKKING - ESTILO AVENTUREIRO PARA ENCARAR OS SUVs.

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza

No começo dos anos 2000 a Fiat revolucionou o mercado lançando o que podemos considerar como as primeiras versões aventureiras de modelos comuns. A primeira delas foi a Palio Weekend Adventure, que trazia um visual mais Off road, com suspensão elevada, estribos laterais, detalhes externos como para-choques pretos entre outros acessórios. mesmo se ter capacidade de um veículo fora de estrada.

A partir da daí a própria marca lançou outros modelos e a concorrência fez o mesmo. O mercado viveu uma febre dos modelos aventureiros, mas eles foram perdendo um pouco da graça quando o mercado foi invadido por pequenos SUVs.

Hoje sem duvidas o Argo é um dos atuais produtos Fiat mais bem sucedidos do mercado. É o principal concorrente do Volkswagen Polo e Toyota Yaris. A versão Trekking vem para resgatar esse estilo aventureiro inaugurado pela marca, com o objetivo de trazer mais uma versão a família Argo e oferecer uma usabilidade e versatilidade.

Não ele não é um veículo 4x4, e esse não é objetivo do Argo Trekking, que é baseado no Argo 1.3 Drive. O modelo traz um visual com detalhes diferenciados em relação as outras versões. Tudo começa pelo design, que não tem grandes mudanças, mas que traz um visual mais robusto e uma cara mais jovem.


MAS E AÍ O QUE MUDOU?

Baseado na versão Drive 1.3, a mais equilibrada e no caso intermediária da linha, a nova versão Trekking tem mudanças em relação a um Argo comum e não é apenas no visual. A principal diferença técnica é a suspensão elevada. Ela é 18 mm mais alta, tem calibração diferente de molas e amortecedores. Utiliza pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR 205/60 R15, desenvolvidos especialmente para o modelo e que e que garantem mais 22 mm de altura, o que somado a suspensão, totaliza em 40 mm a mais de vão livre em relação a versão 1.3 Drive. As rodas de liga leve são opcionais, e na configuração mais básica utiliza rodas de aço estampado e calotas. A direção elétrica também recebeu ajustes em razão da nova configuração da suspensão e pneus.

Na motorização por enquanto não há mudanças, o modelo é equipado com o bem sucedido motor 1.3 8v fire fly de 109 cv e torque de 14,2 kgfm.

No design, há uma equilíbrio entre o que vemos nas versões Way e Adventure de outros modelos da Fiat. O grande destaque são os detalhes em preto na carroceria, como a pintura do teto e retrovisores, a faixa no capô e nas laterais. Há arcos em plástico preto nas caixas de rodas, rack de teto também preto e um aerofólio na tampa do porta malas.

No Interior há algumas mudanças, como as forrações internas pretas, costuras laranjas nos bancos e bordado Trekking nos encostos dos bancos. Ele traz a central multimídia Unconnect com tela de 7 polegadas, com Android Auto e Apple Car Play. Entre os itens de série estão vidros elétricos nas 4 portas, direção elétrica, ar condicionado, retrovisores elétricos e faróis de neblina.

Entre os opcionais estão as já citadas rodas de liga leve e a câmera de ré. Duas coisas que achei bem interessantes são os emblemas do carro que são todos pretos e os mais de 50 acessórios disponíveis pela Mopar (acessórios e partes do grupo FCA).

Vale lembrar que o Argo Trekking não possui ainda opção de transmissão automática, já que os motores 1.3 atualmente são equipados com a transmissão automatizada GSR e que deve ser subsistida no ano que vem por um novo cambio CVT. O modelo também não conta com os controles de tração e estabilidade.


QUANTO CUSTA O FIAT ARGO TREKKING?

Se considerarmos os principais concorrente do Argo Trekking, como o Hyundai HB20X, Chevrolet Onix Activ, Toyota Yarix X Way e Ford Ká Freestyle, o novo modelo da Fiat é um dos mais baratos do segmento. O preço inicial é de R$58.990 no modelo básico.

O QUE EU ACHEI?

Pessoalmente gostei bastante do visual do Argo Trekking, é bem jovem e descolado, mesmo eu não sendo o maior fã de modelos aventureiros. Acho que a proposta é boa, já que as ruas e estradas brasileiras são próximas do solo lunar. Essa altura a mais em relação ao solo vai ajudar quem enfrenta a buraqueira, ou mesmo para quem necessita andar em estradas de terra, mas sem a necessidade da tração 4x4, o foco da proposta é urbana. O preço também é um bom atributo, é competitivo. Tem a motorização mais acertada do Argo e custa menos do que os principais concorrentes. No Geral tem tudo para dar muito certo.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page