top of page

NOVO PASSAT 2020 - O QUE MUDOU?

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


PODE NÃO PARECER, MAS MODELO RECEBEU RETOQUES NO VISUAL E NOVAS TECNOLOGIAS.


É preciso olhar bem para o Volkswagen Passat acima. Pode não parecer, mas ele mudou seu design. Não foram mudanças agressivas, mas sim sutis e perceptíveis apenas aos mais atentos. Após apresentar a atualização da versão americana, que ainda ainda usa uma plataforma antiga derivada da 5ª geração, a marca mostra a versão europeia, a mesma atualmente vendida por aqui.


Nesse exato momento o Passat é um dos sedans mais tecnológicos do segmento, já que adotou ainda mais equipamentos e sistema eletrônicos, como controle de cruzeiro adaptativo que trabalha com o assistente de permanência em faixa, e que pode mover o volante para que o carro faça pequenas curvas sozinho.


Os faróis agora utilizam LEDs matrix, chamados pela Volkswagen de IQ. Light. As luzes tem 32 LEDs controlados individualmente e que são capazes de fazer outros efeitos. A fina linha no topo dos faróis funciona como iluminação diurna, mas ao ativar a seta, ela muda a cor e retorna à coloração branca depois da manobra. Eles ficaram levemente mais finos e se integram a grade, que tem uma leve inspiração no Arteon. O para-choque redesenhado, tem nova grade inferior, novos faróis de neblina com um formato diferente do usado anteriormente. Na traseira, as lanternas tem novo desenho interno e também utilizam LEDs e o para-choque foi atualizado e novas saídas de escapamento. Uma mudança que pode não agradar a todo mundo, é a nova posição do nome do modelo, que agora é escrito ao longo da tampa do porta-malas, da mesma forma que no T-Cross e no Touareg.


No interior é muito mais fácil notar as mudanças aplicadas ao Passat. O volante é a primeira coisa que vai chamar a sua atenção, isso porque ele traz o novo desenho que estreou no T-Cross na Europa. O relógio analógico, (que era muito elegante por sinal) que ficava entre as saídas de ar no painel foi descartado e, em seu lugar, a Volkswagen teve a inovadora (modo irônico ON) de colocar o botão do pisca-alerta e o nome do carro. Que ideia ótima né dona Volkswagen?!. Quero o relógio de volta!!!


Mas deixando de lado pequenos detalhes, o foco do novo Passat é mostrar toda a sua tecnologia embarcada. O Passat recebeu o IQ.Drive, um pacote com assistentes de direção que trará os sistemas semi-autônomos. Entre eles está o Travel Assist, um piloto automático adaptativo que permite que o carro ande forma parcialmente autônoma em velocidades até 210 km/h – o sistema anterior era até 60 km/h. Ele usa o assistente de permanência em faixa, movendo o volante sozinho para manter o carro alinhado e até acompanha algumas curvas leves.


Ele ainda usa o leitor de placas de trânsito para reduzir a velocidade de acordo com o necessário e ainda reage a rotatórias e alças de acesso. Tem até parada de emergência, freando o veículo caso perceba que o motorista está com algum problema de saúde e não está reagindo. A Volkswagen faz questão de dizer que o piloto automático adaptativo não é mais o mesmo, ele mudou e melhorou. Ele utiliza dados de GPS e informações do mapa para mudar a velocidade automaticamente de acordo com a via, antecipando mudanças como a entrada em uma rua mais lenta ou em uma estrada.


O Passat ainda traz mais duas novidades. A central multimídia Modular Infotainment Matrix chega à terceira geração e sua principal novidade é que está conectada à internet de forma permanente, usando um cartão SIM igual ao do seu smartphone. Assim, o carro consegue obter informações do trânsito em tempo real, ouvir rádios via streaming, atualizar os seus aplicativos e enviar dados dos veículo para o seu celular. O Digital Cockpit, painel de instrumentos digital da VW é uma atualização do Active Info Display usado em modelos como Polo e Jetta (atualmente). A tela tem uma definição melhor e agora exibe imagens com maior qualidade e recebeu mais funções.

A motorização não mudou muito. Manteve o motor 1.5 TSI de 150 cv, assim como o 2.0 de 272 cv, adicionando o 2.0 TSI de 190 cv. Há um novo motor TDI Evo diesel, bem como a atualização da Versão híbrida GTE. No Brasil, a atual motorização 2.0 TSI deve ser mantida.


O Volkswagen Passat com visual renovado entrará em pré-venda na Europa em maio, chegando às concessionárias em agosto. Aqui n Brasil, a estreia acontecerá até 2020, como antecipado pela própria empresa quando comentou os lançamentos para o Brasil nos próximos anos.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page