top of page

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO VOLKSWAGEN GOL

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


O Volkswagen Gol foi durante 27 anos consecutivos o carro mais vendido do país (1987-2014), e durante esse período ofertou versões esportivas como a GTI e extremamente básicas como a Special e MI (famoso gol 1000...). Lançado em 1980, com desenho original da primeira geração de Marcio Piancastelli, o Gol atingiu em 2017 a marca de 8 milhões de carros produzidos.


Gol 1000 e Gol GTI g3


Volkswagen Gol g5 lançado em 2008

Mas hoje, outubro de 2017, o Gol está na sua terceira geração de plataforma (lançada em 2008), sétimo face-lift (lançado em 2016 -g7) e enfrenta concorrentes como Chevrolet Onix, Hyundai Hb20, até mesmo dentro da própria Volkswagen, como FOX, Up e o recente POLO. Mas será que o Gol ainda vale a pena?



Mecanicamente você não vai encontrar muitas diferenças e relação aos seus irmão VW, principalmente na versão 1.0 MPI de três cilindros que possui 82cv no etanol e 75cv na gasolina com torque na casa do 10kgfm. Câmbio manual de 5 machas.


Mas se os seus olhos estão sobre a versão 1.6 8v MSI, você vai encontrar um desempenho melhor que do 1.0, e um consumo de combustível dentro da média, mas não espere pela potência e desempenho do 1.6 16v MSI do Polo, que é outra história, e muito menos por um cambio automático. O Gol dispõe de opcional para o motor 1.6 o cambio automatizado I-motion, que dispensa o pedal da embreagem, mas que não possui a mesma funcionalidade de um automático de verdade! O motor 1.6 8v MSI desenvolve cerca 101cv na gasolina e 104cv com o combustível de cana de açúcar.


Tradicionalmente são conjuntos robustos e de manutenção barata. Provavelmente você não vai passar grande sufoco com Gol.


No design você não vai encontrar algo muito inovador ou revolucionário. O desenho é tipico dos Volkswagen, mas alguns traços denunciam a sua idade de projeto. No geral predomina a sobriedade e algum toque esportivo.


O gol é um carro simples e de projeto simples, mas sem deixar de ser honesto. É um carro bonito, e que dificilmente desagrada na questão visual.


É um carro lançado em 2008 e que passou por duas re-estilizações externas. Na mais recente o interior também recebeu mudanças, e agora possui um novo painel, de estilo mais moderno, atual e que remete aos recentes lançamentos da marca, como o novo Passat.


Interior do novo Passat, repare na forma das saídas de ar do painel...

Agora você pode instalar aquela tão sonhada central multimídia porque o alojamento do rádio passou a ser 2din.


Novo painel da linha Gol adotado na linha 2017, note as as saídas de ar e o painel com inspiração no Passat

O interior do gol ficou rejuvenescido com o novo painel, porém novamente a sua idade de projeto é revelada pelos antigos painéis de porta que continuam os mesmo desde 2008.


O espaço interno do carro está de acordo com o seguimento, mas se mostra inferior caso você o compare com o Polo por exemplo, e que usa a mesma plataforma do novo golf e passat, que o faz possuir muito mais espaço do que o veterano Gol. Mas não se preocupe, o espaço do carro é suficiente.


E não esqueci do porta malas, que tem 285 litros de capacidade, que poderia ser maior se não tivesse caixas do rodas que invadissem tanto o espapaço traseiro. Mas tem bom espaço, e que é igual no Up. O considero como dentro da média, pois existem concorrentes com porta malas maiores e menores. O Ford Ká hatch por exemplo possui um porta malas de 257 litros, assim menor que o gol. Já o Hyundai Hb20 possui um porta malas maior com cerca de 300 litros.


O Gol da atual geração não possui sistema ISOFIX, nem cinto de três pontos para o ocupante do centro do banco traseiro.

CARACTERÍSTICAS DINÂMICAS DO GOL


O Gol sempre apresentou um comportamento dinâmico exemplar, graças a sua construção sólida de carroceira e elevada rigidez torcional, associadas com o ajuste correto da suspensão e da direção de reações diretas.


O modelo já poderia ter adotado um sistema de assistência elétrica da direção - no lugar da hidráulica usada. Assim, não espere por um volante tão leve quanto o do Up!, mas está no mesmo nível de maciez de Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix.

A estabilidade é típica dos modelos da marca, e o modelo possui um rodar solido e sem deixar de ser confortável.


CONSUMO


Alguns carros simplesmente fazem com que você tenha que se tornar amigo do dono do posto de combustíveis, pelo fato de possuir um alto consumo de combustível. Mas com o Gol você não vai viver esse tipo de situação provavelmente, pois mesmo com o antigo motor 1.6 8v, o consumo é bom, e você não precisa abrir mão de um bom desempenho para isso. No motor 1.0 12v MPI , o consumo de combustível na cidade fica na casa de 12,9 km/l (g) e 8,8 km/l (e), já na estrada tem consumo de 14,5 km/l (g) e 10,3 km/l (e). O motor 1.6 tem media no ciclo urbano de 7,3 km/l (E) e 10,7 km/l (G), e na estrada 9,4 km/l (E) e 13,7 km/l (G).


Mas, e aí ainda compensa comprar um GOL ?


Hoje no segmento de carros compactos com motor até 1.6, temos uma infinidade de modelos , mas que se diferem em suas propostas. E o que define a viabilidade da compra de um carro é a proposta que te atende melhor. Temos modelos de baixo custo, feitos para te levar de um ponto a outro apenas. Modelos com tecnologia e focado em jovens, e pessoas mais conectadas. Carro para atender famílias, entre muitos outros tipos.


Se você procura algo confiável, não liga muito pra um design chamativo, gosta de ser discreto, gosta de dirigir, e procura praticidade o gol é o carro ideal. Ele atende a várias propostas. Não é o pior dos compactos, nem muito menos o melhor. Tem qualidades e defeitos a serem levados em consideração, como os bancos que tradicionalmente na linha gol são cansativos e poderiam ser mais confortáveis, não pela espuma mas pela posição.


Se o gol não te agrada você pode optar por um Up! e se precisa de mais espaço vá de polo. Acredito que o gol ainda compense. Na questão de design o g5 é imbatível nessa carroceria, o atual ficou um tanto genérico. Mas o atual melhorou na questão de acabamento e equipamentos em relação a ao g5.


Painel gol G5 2008


Painel gol g7 2017

E qual a minha opinião? Provavelmente eu teria um. Talvez ficaria em duvida entre ele, um UP e talvez um Polo. Atenderia perfeitamente minha rotina atual (faculdade, entre outros fatores da rotina de um universitário de 20 anos...), e pessoalmente gosto do cambio, os engates são realmente bons. Tem uma boa revenda e desvalorização baixa.


Espero que essa matéria tenha sido útil a você que procura informações sobre o modelo, e que tenham gostado. Se gostou desse tipo de matéria deixe um comentário com o próximo carro que você quer ver! Até a próxima!

GALERIA DE IMAGENS DO VOLKSWAGEN GOL


Seja um parceiro/patrocinador!


4.397 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page