A GRANA TÁ CURTA E VOCÊ SÓ TEM 10 MIL REAIS! CONFIRA NOSSA LISTA COM OS MODELOS QUE ESCOLHEMOS!
Não é de hoje que os carros no Brasil estão caros. Hoje é praticamente inexistente carros 0km abaixo dos 30 mil reais. Na verdade os carros sempre foram um bem de consumo de alto valor para os brasileiros. Assim muitas pessoas ainda nos dias de hoje não tem condições financeiras para adquirir um veículo 0km, e assim recorrem ao mercado de usados em busca de atender suas necessidades de transporte e realizar a tão sonhada compra de um carro. Mas, porém, entretanto, todavia, há aqueles, que buscam um segundo carro, ou ainda querem transformar um carro mais em conta em um brinquedo para os fins de semana. Em razão dessas diversas situações, hoje estamos trazendo uma lista com 10 carros que você pode comprar até 10 mil reais.
VOLKSWAGEN FUSCA
Seria quase impossível começar esse lista sem falar do clássico besouro. O Volkswagen Sedan criou uma legião de fãs e foi um dos carros responsáveis pela motorização da população brasileira. O Fusca chegou ao Brasil na década de 1950, e foi produzido por aqui até 1986, tendo a produção retomada em 1993 e descontinuado definitivamente em 1996. E cá está ele em nossa lista. Apesar dos preços cada vez mais altos, ainda é possível encontrar um bom Fusca por menos de 10 mil reais.
Como já é conhecido, é um carro robusto, barato, simples, mas extremamente espartano. Há um grande mercado de peças alternativas e acessórios para o Fusquinha. Mas antes de comprar um é bom verificar alguns pontos da carroceria e estrutura, além de sinais de corrosão e colisões. Aqui indicaríamos os modelos dos anos 80, por serem mais potentes e com um visual mais "moderno".
VOLKSWAGEN GOL
Esse sem duvida é dos modelos da nossa lista que você vai encontrar em maior oferta no mercado. A segunda geração do Gol foi lançada em 1994, e foi comercializada com o mesmo visual até meados de 2004. Traz espaço e desempenho melhor do que a primeira geração (gol quadrado). O Gol é conhecido por sua robustez mecânica, manutenção fácil e barata, além da imensidade de peças e receitas para preparação dos motores e partes mecânicas. Não vou citar uma versão em específico, pois os preços podem depender de cada região, assim com o mesmo valor você comprar tanto um Special como o da foto, ou um GLi 1.8. Fica aqui também uma outra opção na linha Gol, se você não gosta do visual da "geração 3" que nada mas era do que uma atualização da segunda geração, popular bolinha.
A Geração 2, vendida em motorizações 1.0 8v, 1.0 16v, 1.6 8v, 1.8 8v, 2.0 8v e 2.0 16v ( essas ultimas equiparam o Gol GTI, de maior valor de mercado).
Com um orçamento de 10 mil reais por exemplo é possível comprar um Gol GLI equipado com o famoso motor ap800, 1.8 8v de 90,6cv e 14,3 kgfm de torque, e ainda pode conseguir uma unidade com alguns itens como ar condicionado e direção hidráulica.
FIAT PALIO
O Fiat Palio foi um dos carros que mais tirou o sossego do Volkswagen Gol durante seus poucos mais de 20 anos de fabricação. Lançado em 1996, o palio chegou com um desenho mais moderno que o do Uno, para entrar na disputa de carros populares com os arredondados Gol bolinha e Corsa. Assim como o Gol, o Palio teve uma grande oferta de motorizações, indo do 1.0 8v e injeção monoponto ao apimentado 1.6 16v que equipou o Fiat brava.
Da mesma forma, são mecânicas simples, de baixo custo de manutenção e que possuem uma grande oferta de peças de manutenção. O design dessa primeira geração é assinado pelo estúdio italiano I.D.E.A. Você pode encontrar o modelo nas configurações de 2 e 4 portas. O Palio geralmente tem um bom valor de revenda e boa aceitação no mercado de usados, se você não gosta do visual quadrado do Uno o Palio pode ser a sua alternativa no mundo FIAT.
CHEVROLET CORSA
Se tem um carro que fez a concorrência se mexer e em pouco tempo esse cara foi o Corsa. Lançada em 1994, a segunda geração do Corsa (GM4200), primeira no Brasil, revolucionou ao adotar um visual de linha arredondadas e visual moderno, envelhecendo instantaneamente modelos como o Gol, Escort Hobby e Fiat Uno. O pequeno Gm veio com missão de substituir o já velho e cansado Chevette. O modelo foi vendido até meados de 2003 na carroceira hatch e até 2016 na sedan, já com o nome de Classic. O corsa foi equipado com motores 1.0 8v, 1.4 e 1.6 8v, posteriormente grando as versões 1.0 16v e 1.6 16v. Sem dúvidas a versão mais famosa do Corsa era a sua mais básica, batizada no mercado brasileiro de Wind e disponibilizada em carroceria de 2 e 4 portas.
Assim como os GMs da década de 90, o corsa tem bom acabamento interno se comparado com alguns rivais da época, o espaço interno é adequado para 4 pessoas. Dê preferência aos modelos com injeção M.P.F.I, pois possuem mais potência e desempenho melhor, as versão com injeção E.F.I de apenas um bico deixam a desejar um pouco no desempenho.
FIAT UNO/Mille
Esse provavelmente é o carro da lista que poderá ser encontrado facilmente em versões mais novas com a nossa faixa de preço. O Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984, com missão de substituir o veterano 147, incomodar a vida do ainda promissor Volkswagen Gol e massacrar as vendas do Fusca. O modelo tinha um design moderno para a época com linhas retas, e assinatura de mestre do design Giorgetto Giugiaro. Foi o primeiro carro mundial da Fiat e no Brasil estreou o segmento de populares com motor 1.0 em 1990 com o Uno Mille. O Uno assim como muitos modelos da nossa lista é conhecido por sua robustez mecânica, manutenção fácil e barata além do bom espaço interno.
Um dos pontos negativos do Uno é o seu acabamento muito simples em algumas versões, e ruídos internos, que praticamente fazem parte do modelo. Agora se a sua preocupação é com consumo, pode ter certeza que o Uno não vai te fazer falir. O modelo é conhecido por ser um dos modelos mais econômicos já vendido no nosso mercado. As versões 1.0 tem consumo de invejar carros modernos com motores de 3 cilindros.
E se o seu problema é desempenho, é simples! Coloque uma escada no teto, no melhor estilo carro firma e tenha o carro mais veloz do MUNDO!
CHEVROLET CELTA
Substituto das versões mais simples do Corsa, o celta chegou em 2000 para ser o carro mais barato da Chevrolet no Brasil. O modelo que foi vendido até meados de 2016, compartilhava com o Corsa sua plataforma (GM4200) e mecânica. O modelo foi projetado e desenvolvido no Brasil. Curiosamente quando foi lançado no mercado Argentino, erava vendido como Suzuki Fun (na época Suzuki e GM tinham algumas parcerias comerciais) e a buzina dos primeiros modelos fica na aste de seta. Assim como o Corsa, o Celta é um carro muito barato de modo geral. Manutenções, peças e custos são bem acessíveis se comparados a alguns concorrente.
É possível encontrar boa parte de suas peças em concessionárias Chevrolet e auto peças em geral, afinal o modelo foi vendido por pouco mais de 15 anos sem grandes mudanças. Mas assim como o Uno, um ponto fraco é o acabamento simples, alguns ruídos internos e estado de conservação dos modelos mais antigos. Nossa indicação é que você procure por um modelo mais completo, com o Kit sobrevivência (ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, o preço é bem próximo do modelo básico em algumas situações) e se possível com o kit estético esportivo disponibilizado como acessório original da poca, deixa o visual do Celtinha bem mais interessante.
Como todo modelo equipado com os motores da Família I, fique atento a pequenos vazamentos de óleo. Espaço interno e porta malas também não são o forte do modelo. Mas como quase todos da lista é confiável, relativamente barato e com grande disponibilidade de unidades a venda no mercado.
PEUGEOT 206
Aqui chegamos ao modelo que ilustra a capa dessa lista. Um modelo um pouco fora da caixa. Se você não quer o visual comum do Gol ou do Palio, não quer passar despercebido no transito e preza por um design bonito, essa pode ser a sua opção. Antes que digam que carros franceses são uma ruins reveja seus conceitos. O Peugeot 206 é um dos modelos franceses com maior confiabilidade já fabricados. Logicamente não é barato de manter como um Fiat Mille, mas é um ótimo carro, confiável e divertido. O Peugeot 206 chegou ao Brasil em 1999, com direito a propagadas com a atriz e modelo Luana Piovani. O modelo começou a ser fabricado por aqui em 2001, como motores 1.0 e 1.6, sendo que o 1.0 era fornecido pela Renault, através de uma parceria entre as montadoras. Em 2004 a marca deixou de ofercer os modelos 1.0 em favor do novo 1.4 de 8v mais potente e com preço próximo.
O modelo foi disponibilizado em diversas versões de acabamento, possuindo algumas versões com pacotes interessantes de equipamentos. O calcanhar de aquiles do 206 é a ergonomia interna. Não é algo grave, mas é comum em modelos franceses, e ainda mais em modelos dos anos 90. O comandos dos vidros elétricos estão posicionados no console central, tanto os dianteiros como os traseiros na versão de 4 portas, e que de certa forma não foram posicionados de forma muito inteligente. Os traseiros não estão no mesmo lugar dos dianteiro, sendo que ficam no final do console central. Por outro lado o modelo é elogiado pelo seu comportamento dinâmico, direção e desempenho dos modelo 1.6.
FORD KA
O Ford Ka é considerado por alguns como o patinho feio da marca, carro menina ou de boneca. Mas apesar de controverso, é um dos hatchs da lista com o melhor comportamento dinâmico e desempenho(no caso as raras versões 1.6, que ficarão para a próxima parte). O Ka foi apresentado ao mundo em 1996, com design assinado pelo francês Claude Lobo. O modelo ainda foi o responsável por inaugurar na Ford a nova filosofia de design da marca na época, chamada de New Edge e que depois foi adotada em modelos como o Fiesta, Focus e Mondeo. Apesar do visual moderno para a época foi lançado com um motor de concepção arcaica, o conhecido Endura-E de 1.3L. O Ka chegava por aqui em 1997, com motor 1.0 de 51 cv e 1.3 de 60 cv ambos de 8v da família Endura-E. O 1.3 foi oferecido até 1998.
Em 1999 estreiam os motores da família Zetec Rocan de 1.0 8v e 1.6 8v, mas potentes e com projeto mais moderno. A missão do pequeno Ford era ser o modelo de entrada da marca no mercado nacional, ficando abaixo do Fiesta. Um dos pontos negativos do Ka é o espaço interno, que não é dos melhores, é um carro apenas para 4 pessoas. Outro ponto negativo são os fracos motores endura, que apesar de muito econômicos não são as coisa mia velozes do planeta. Assim como os demais modelos da lista, o Ka é reconhecido pela sua dinâmica, economia e robustez. As manutenções são baratas e acessíveis. Pense com carinho nele, pode ser mais divertido do que você imagina.
FORD FIESTA
O Fiesta chegou ao Brasil em 1995 ainda importado da Espanha e com a carroceria da terceira geração. Mas em 1996 a Ford lança a 4ª geração, que tem produção iniciada no Brasil pouco tempo depois, com os mesmo motores 1.0 e 1.3 do Ka e com a novidade do moderno 1.4 16v Zetec. O modelo é conhecido por Fiesta tristonho, por causa de sua dianteira com um visual digamos incomum para época.
O Fiesta ganhou um novo visual na dianteira em 1999, e junto com ele a adoção dos motores Zetec Rocan de 1.0 e 1.6 litro. Assim como o Ka, o Fiesta é elogiado pelo seu comportamento dinâmico excelente e desempenho dos motor 1.4 16v e dos modelos Zetec Rocan. Um dos seus pontos fraco e o acabamento, típico de carros dos anos 90 tem partes em tecido/curvim que costuma descolar. Outro problema é com relação a peças de acabamento que são um pouco difíceis de se encontrar, ainda mais nos modelos anteriores a 1999. Assim como o seu irmão menor, o Fiesta é um dos carros com menor valor de mercado da nossa lista, principalmente os modelos abaixo de 1999. O modelo é conhecido pelo baixo valor de manutenção, peças mecânicas e consumo.
RENAULT CLIO
E por fim chegamos ao ultimo modelo de nossa lista. O Renault Clio chegou a terras tupiniquins em 1999, e junto com a minivan Scenic marcou a volta da fabricação de modelos no Brasil. o modelo era equipado como motores 1.0 8v (esse substituído depois pelo 1.0 16v) e 1.6 16v. O Clio de segunda geração marcou o mercado nacional por ser o primeiro carro popular a contar airbags duplos como item de série em todas as versões.
Apesar do projeto francês, o Clio é um dos modelos que mais de origem francesa de maior sucesso no nosso mercado, prova disso é que foi fabricado até 2016 e vendeu pouco mais de 500 mil exemplares no Brasil. Em 2003 o modelo ganhou retoques visuais, conhecido como fase II (carro azul da primeira foto).
O modelo é conhecido por seu comportamento dinâmico bom, conforto e confiabilidade. O modelo ´tem pouco pontos negativos é a desvalorização alta, que não chega a ser como a do Fiat Uno e preço de algumas peças. De modo geral é um carro acessível, barato, divertido, econômico e que se encontra peças com relativa facilidade. Se você não gosta dos Peugeots e que sair das marcas "tradicionais" o Clio pode ser o seu par perfeito.
Gostaria de ressaltar que valores do modelos variam de acordo com a região e estado de conservação dos veículos, assim podem ser menores ou maiores dependendo da localidade. Lembre -se sempre de buscar o auxilio de profissionais durante o processo de compra, realizar laudos de vistoria cautelar e de transferência, verificar o conjunto mecânico, estrutura, pintura e estado de conservação. É importante ainda estar atento a documentação, IPVA, seguro obrigatório e licenciamento. Lembrando que grande parte dos modelos citados na lista, tem ano entre 1995 até 2004.
ACOMPANHE O AUTOMOTIVOS NAS REDES SOCIAIS
Seja nosso patrocinador e parceiro!