top of page

O QUE ESPERAR DO NOVO FORD KÁ?

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


CONFIRA COMO FICA O MODELO 2019 E AS PRINCIPAIS MUDANÇAS!


Ainda há muitas novidades e lançamentos a serem aguardados para esse ano. São estreias e lançamentos aguardados em praticamente todos os segmentos do mercado nacional. Grande parte desses lançamentos tem data marcada para o salão do automóvel de São Paulo, em novembro. Mas alguns como sabemos devem ocorrer antes do salão, já no começo do segundo semestre. Há alguns dias noticiamos a estreia do novo Ford Ka Freestyle 2019, versão que substituiu a antiga Trail e inaugurou o cambio automático de 6 marchas na linha Ka.


Essa versão adianta parte do que esperamos ver no novo Ka 2019, que deve chegar ao mercado em breve, visto que a versão aventureira já foi apresentada a nós. E em razão disso, resolvemos falar sobre o que esperamos do novo Ford Ka 2019, levando em consideração o que já foi noticiado na mídia até agora, informações da própria Ford e o Face-lift do modelo europeu.

Essa atual geração do Ka, foi lançada em julho de 2014, com a missão de substituir a geração anterior e em parte o antigo Fiesta Rocam. Ele foi desenvolvido no Brasil, e utiliza uma variação da plataforma do New Fiesta, o que acabou levando o modelo a substituir também o Ka europeu de segunda geração (esse que era diferente do nosso e tinha plataforma compartilhada com o Fiat 500). No velho mundo, o Ka recebeu uma série de melhorias para poder atender a normas de emissões de poluentes, segurança, motorização e as preferências do consumidor europeu. Sim, o Ka vendido na europa apesar de ser o mesmo carro é melhor que o nacional.


Ford Ka+ (Plus) europeu, lançado em 2016, e que recebeu melhorias para atender as normas e padrões europeus.

Esse ano, o modelo por lá recebeu algumas atualizações visuais, para ficar atualizado a nova linha de design dos produtos da Ford (novo Fiesta, Focus e Ecosport), assim espera-se que as mesmas mudanças aplicadas ao modelo europeu, cheguem por aqui também. Mas não são apenas mudanças estéticas.


O Ka+ (leia-se Ka plus) recebeu reforços estruturais, novos equipamentos e upgrades na segurança. A Ford trabalhou em evoluções e melhorias para o modelo, que foram divulgadas no lançamento da versão Freestyle. Na carroceria foram adicionados reforços na coluna B, teto e a adição de aços de alta resistência nos pilares e reforços do assoalho. Houve também o aumento da espessura dessas peças, passando a ser de 1,2 mm. Segundo rumores, o modelo deve possuir na possível versão Titanium (topo de linha) 6 airbags, afastando ainda mais a nota 0 que o modelo havia recebido nos testes de impacto do Latin NCAP.


Na mecânica, a grande novidade é com relação ao novo motor 1.5 Dragon de 3 cilindros e que rende 130cv e torque de 15,6 kgfm de troque na gasolina e 137cv e 16,2 kgfm de torque com etanol. Esse motor já equipa algumas versões do Ecosport. Mas não é apenas isso. Além de substituir o velho 1.5 sigma, o esse novo motor é ainda mais potente que o atual 1.6 16v Sigma do New Fiesta! Ainda na parte mecânica, veremos a adoção de dois novos câmbios para a linha Ka. Primeiramente será substituída a atual transmissão manual IB5, pela nova MX65, de 5 marchas e que já está em produção na fábrica de Taubaté - SP.


A outra transmissão a ser adotada pelo Ka, é a mesma que já podemos encontrar na sua versão Freestyle. Trata-se da nova transmissão automática de 6 velocidades, batizada de 6F15, com conversor de torque e 6 marchas, que também equipa o SUV Ecosport.



No visual o modelo deve seguir o irmão europeu, adotando um novo para choque dianteiro, faróis com elementos internos revisados, nova grade e elementos inferiores que nas versões mais completas devem possuir acabamento cromado e nova disposição dos faróis de neblina. Na traseira as mudanças ficarão por conta do novo para choque traseiro, com novo desenho e das lanternas com nova disposição interna das luzes, mas que assim como os faróis mantem o formato anterior.


No interior é onde estarão presentes as maiores alterações, e entre elas podemos citar a nova multimídia Sync 3. Haverão novos tecidos para os bancos, novos mostradores do painel de instrumentos com computador de bordo e a possível adoção de novos comandos para o sistema de ar condicionado. Como já citado acima, as versões mais caras deve trazer ainda 6 airbags entre os itens de segurança.


Certamente estão de perguntando, e quanto tudo isso vai custar? Pois bem, segundo informações divulgadas pela Ford o modelo em sua versão de entrada, 1.0 S deve custar R$45.490, assim sendo cerca de R$710, mais caro que a versão atual, e que vai trazer banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, preparação para som e 4 alto falantes, e iluminação do porta luvas. Ar condicionado, travas elétricas e direção assistida, serão itens de série em todas as versões. A versão SE deve adicionar o rádio, e ainda há a possibilidade de haver uma nova versão topo de linha, que assim como no restante da linha Ford deve ser batizada de Titanium.


E quando chega? O novo Ford Ka 2019 deve estrear ainda no mês de julho, começando pela versão hatch podendo ainda o sedan estrear junto ou ser lançado alguns dias depois. Como tradição, vamos trazer todos os detalhes do novo Ka em seu lançamento.


ACOMPANHE O AUTOMOTIVOS NAS REDES SOCIAIS!


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page