top of page

NOVO VOLKSWAGEN POLO 2018

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


A Volkswagen, fez uma série no youtube, diversos teases, e agora finalmente mostrou ao mundo a nova geração do Polo que será vendida no Brasil. Já sabíamos previamente o que esperar do modelo, pois ele já havia sido mostrado durante a apresentação mundial, e também no salão de Frankfurt na Alemanha.


Vw Polo GTI Europeu

Assim como o Volkswagen Up!, o novo Polo recebeu mudanças visuais para agradar o público brasileiro. Essas mudanças são concentradas na dianteira, que possui um visual mais esportivo, com entradas de ar maiores, nova grade e para-choque remodelado, atendendo a exigências do público, constatadas pela fabricante durante uma clínica com clientes VW.


Volkswagen Polo Europeu


Volkswagen Polo Brasileiro

Com o novo Polo retornando ao mercado nacional, a marca tem a estratégia de fazer com que o modelo seja um dos 5 carro mais vendido (posição ocupada atualmente pelo Gol), e em favor disso, abandonou coisas inúteis como o cambio automatizado I-motion em favor de um cambio automático de verdade, o mesmo tiptronic de 6 marchas utilizado em no Jetta 1.4 e nas versões automáticas do Golf.

Um mini Golf ?


O novo polo está sendo apelidado de mini GOLF, e não por um acaso. O modelo apresenta um grande salto tecnológico, oferecendo itens até então não oferecidos no segmento e na questão de qualidade se assemelha muito ao golf. Tem o porte da carroceria no tamanho do antigo Golf (mk4 vendido ate 2014).


GOLF MK4,5


Novo Polo

Os materiais internos apesar de simples são de ótima qualidade, bem encaixados e de aspecto bom. Não espere por um painel com material macio, é apenas plástico duro. Mas que não desmerece o modelo em nada. A inspiração visual também vem do irmão maior. Na carroceria podemos observar traços de semelhanças entre os modelos, traços característicos dos Volkswagen atuais.


PLATAFORMA E ESTRUTURA


O novo Polo utiliza a nova plataforma do grupo Volkswagen, chamada de MQB e presente em modelos como Golf, Golf Variant, Audi A3 e novo Passat. A plataforma MQB é uma base modular, que tem a finalidade de conter custos de produção e melhorar a segurança e rigidez da carroceria.


O novo polo é o modelo mais acessível da gama Vw com a essa plataforma, o que permite que seja maior e mais leve que a geração anterior vendida até o final de 2013, assim perdeu cerca de 44 kg. A combinação de baixo peso e segurança elevada é possível graças a utilização de materiais de baixo peso e downsizing de motores. Mais de 50% da estrutura da carroceria do Novo Polo é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente.


A estrutura do assoalho do Polo possui aplicação de aço conformado a quente, extremamente resistente e cerca de quatro vezes mais resistente que uma chapa de aço convencional. Colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão, aumentando a segurança na cabine. O aço conformado a quente está em 18,5% da estrutura do Novo Polo. A coluna de direção deformável contribui para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

SEGURANÇA


Em relação a segurança, o novo Polo dispõe de itens presentes apenas em modelos de segmentos superiores. Todas as versões do Novo Polo são equipadas com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais. As bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupante.


Todas as versões também são equipadas se série com o sistema de para fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX®,controle de tração M-ABS, luzes de frenagem de emergência, freios ABS com EDB, sistema de controle do freio motor (MSR), sendo que o controle de tração e estabilidade são opcionais na versão de entrada e de série nas versões CONFORTLINE e HIGHLINE.


Nos testes de colisão divulgados pelo Latin NCAP o Volkswagen Polo recebeu nota máxima na segurança, conseguindo alcançar cinco estrelas tanto para proteção de passageiros adultos e crianças.O Polo recebeu 32.13 pontos de possíveis 34 pontos para proteção de adultos e 43 de no máximo 49 pontos para crianças. O modelo ainda recebeu o prêmio Latin NCap Advanced Award – prêmio aos veículos que oferecem maior proteção para pedestres.


DESIGN


O desenho externo tem identidade própria, e design característico dos Volkswagen atuais, sendo inspirado nos lançamentos recentes do grupo VW, e assim muitos elementos fazem referencias a outros modelos.


O modelo tem visual e cores que priorizam a sobriedade, porém sem deixar de ter um visual que remete a esportividade como a grande tomada de ar dianteira e as linhas marcantes da carroceria. Maior que a geração anterior, o novo Polo mede 4,057 mm de comprimento, 1,751 mm de largura, 1,468 mm de altura e 2,565 mm de entre eixos.

O peso em ordem de marcha varia de 1.058 kg a 1.147 kg.


É o mesmo produto oferecido na Europa, porem como ressaltei no início recebeu algumas mudanças pontuais. O design geral é o mesmo, mas o modelo feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, apresenta novos faróis de dupla parábola com repetidores de direção integrados


.A grade apresenta acabamento com friso cromado e a parte superior pintada na cor da carroceria. O para-choque tem linhas bem expressivas e possui novos faróis de neblina diferentes do europeu, adotando igualmente LEDs diurnos, que no europeu ficam no próprio conjunto ótico de LED.


Nas laterais, a versão Highline vem com um aplique alusivo estampado entre para-lamas e as portas dianteiras.


As rodas de liga leve dessa versão são aro 16, mas possuem como opcional as de aro 17 polegadas, de estilo mais esportivo.

As maçanetas são na cor do carro, e os retrovisores possuem repetidores de direção, mas sem rebatimento elétrico.


Atrás, o conjunto de lanternas lembra bastante o Gol e com as lanternas compactas e tampa lisa, tendo esta apenas dois vincos pronunciados.

O logotipo VW não serve como maçaneta do porta malas, como ocorre no Fox e golf. A abertura da tampa é feita pela chave ou comando elétrico interno. O para-choque é bem limpo também e vem com sensores de estacionamento e câmera de ré.


A nomenclatura 200 TSI Automatic chama atenção, sendo referência ao torque em newton-metro, e presente apenas nas versões com motorização 1.0 tsi de 128cv. O Volkswagen Polo 2018 vem nas cores Amarelo Kurkuma, Prata Tungstênio, Azul Night, Cinza Platinum, Prata Sirius, Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado.

INTERIOR


O painel dispõe de três opções de cores na parte central, uma em cada versão (1.0/1.6, Comfortine e Highline). A instrumentação e a multimídia são envolvidas por material em preto brilhante, com difusores de ar centrais rebaixados e os laterais incorporados ao acabamento do painel. O modelo tem opção de ar-condicionado digital climatronic nas versões TSI, ae difusor de ar traseiro, item exclusivo do modelo brasileiro.


O volante é o mesmo do Golf e traz paddle shifs (borboletas para troca de marchas) no TSI, enquanto o cluster Active Info Display (semelhante ao virtual cockpit da audi), com tela de 10,25 polegadas, está disponível apenas na versão Highline. A multimídia Discover Media tem tela de 8 polegadas.


As portas têm mescla de texturas e tecidos, mas é toda em plástico duro, assim como o painel, que possui um suporte de celular. O teto é de tecido claro e não há alças de mão. Os bancos são confortáveis e apresentam padronagens diferentes, enquanto o couro Native é opcional apenas na versão topo de linha.


O espaço interno é bom, especialmente na parte traseira, que tem espaço suficiente para as pernas. O banco é bipartido e conta com Isofix e Top Tether, além de apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos. Há luzes de leitura na frente e atrás. o retrovisor interno é eletrocrômico é presente na Highline. O porta-malas tem 300 litros , ampliáveis para 1.071 litros com o banco rebatido. O encosto do passageiro dianteiro também rebate, criando espaço para transporte de um objeto longo. O tanque de combustível possui 52 litros de capacidade.


Por dentro, o Polo 2018 apresenta um ambiente semelhante ao do modelo europeu, mas a tonalidade do painel, é mais sóbria, sem as cores gritantes da versão alemã, apesar do Amarelo Kurkuma, que é a cor de lançamento do hatch no Brasil.

MOTORIZAÇÃO


O Polo possui 3 opções de motor, sendo duas aspiradas e uma turbinada, todas sendo flex. A primeira opção é com motor 1.0 MPI com 2 cv a mais no etanol em relação ao utilizado no Up! e gol, entregando assim 75 cv/84 cv a 6.250/6.350 rpm e 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm. Ele vai de 0 a 100 km/h em 13,3/13,0 segundos e tem máximas de 166/170 km/h, respectivamente com gasolina e etanol. O consumo é de 8,8/10,0 km/l com etanol e 12,9/14,3 km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada.


No motor 1.6 16V MSI, o Polo 2018 perdeu 3 cv no etanol, entregando 110/117 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Vai de 0 a 100 km/h em 9,9/9,6 segundos e atinge máximas de 189/193 km/h, respectivamente nos dois combustíveis. O consumo é de 8,2/9,5 km/l com etanol e 12,0/13,9 km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada.


Por fim, o 1.0 TSI entrega 3 cv no etanol a mais que no Golf Comfortline 1.0 TSI, tendo assim 116/128 cv a 5.500 e 20,4 kgfm (os 200 nm da nomenclatura) entre 2.000 e 3.500 rpm. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,6/10,1 segundos e tem máximas de 187/192 km/h. O consumo é de 8,0/9,8 km/l com etanol e 11,6/14,1 km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada. Todos possuem classificação A do INMETRO na categoria e na geral.

Os modelo TSI são equipados com transmissão automática Tiptronic de 6 velocidades. Já as com motor MPI e MSI são equipadas com cambio manual de 5 marchas.

VERSÕES


Todas as versões do novo Polo tem de série: quatro airbags (dois frontais e dois laterais), direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (sendo que são um-toque), travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave canivete com controle remoto, computador de bordo, para-sóis iluminados para motorista e passageiro, tomada de 12V no console central, suporte para celular no painel com entrada USB para carregamento e regulagem de altura para o banco do motorista, além de ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis no banco de trás.

As versões são 4:


Polo (R$ 49.990): todos os itens citados acima. Há dois pacotes de opcionais: o primeiro, “Connect” (R$ 2.600), inclui sistema Composition Touch, I-System, volante multifuncional, controles de tração e estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial. O segundo, “Safety” (R$ 1.050), traz apenas as babas eletrônicas.


Polo 1.6 MSI (R$ 54.990): traz todos os itens de série e os mesmos pacotes de opcionais do Polo 1.0.


Polo Comfortline 200 TSI (R$ 65.190): traz todos os itens de série citados acima, mais banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, controle de estabilidade, faróis de neblina direcionais, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5”, rodas de liga leve de 15” com pneus 185/65/15, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional.

Os pacotes de opcionais são dois:.


  • O primeiro “Tech I” (R$ 2.200, já com desconto de lançamento), inclui sistema “Kessy” para abertura e fechamento das portas sem chave e partida no botão, cruise control, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisor interno eletrocrômico, volante multifuncional com aletas para troca de marcha, faróis com ajuste automático de intensidade e rodas de 16 polegadas.

  • O segundo, “Tech II” (R$ 3.500, já com o desconto), inclui, além de todos os itens anteriores, indicador de pressão nos pneus, ar-condicionado digital, porta-malas com divisórias, câmera traseira, detector de fadiga, câmera de ré, frenagem automática pós-colisão, volante revestido em couro e detalhes em preto brilhante no interior.

Polo Highline 200 TSI (R$ 69.190): todos os itens de série anteriores, mais sistema “Kessy”, cruise control, ar-condicionado digital, banco do passageiro rebatível, descanso de braço dianteiro com porta-objetos e duas portas USB para carregamento, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina direcionais, luz diurna de LED, rodas de 16 polegadas com pneus 195/55, sobretapetes e volante revestido em couro com aletas para trocas de marcha.

Os pacotes de opcionais são três:

  • O primeiro, “Couro Native” (R$ 800), faz o que o nome indica e adiciona couro sintético nos bancos e revestimentos das portas.

  • O segundo, “Tech High” (R$ 2.800, já com desconto), inclui os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, indicador de pressão nos pneus, porta-malas com divisórias e rede porta-objetos, antena tubarão, câmera traseira, detector de fadiga, retrovisor eletrocrômico, farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home, frenagem automática pós colisão, sensores de chuva e crepuscular e central multimídia “Discover Media”, com tela de oito polegadas.

  • O terceiro pacote, “Technology” (R$ 4.500), adiciona o Active Info Display e rodas de liga leve de 17” com pneus 205/50


CONCLUSÃO

O novo Polo possui bons equipamentos, bom acabamento interno, segurança, tecnologia e preço competitivo. Por enquanto o novo Polo está disponível apenas para pré venda, com as vendas sendo iniciadas logo em seguida.


GALERIA DE FOTOS NOVO POLO 2018

Até a próxima!!

CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS!


Se gostou desse novo formato de matéria, compartilhe ela com seus amigos, marque aquele cara que você sabe que é louco por carros! Não esqueça de dar aquela passadinha no nosso no Youtube: CANAL: https://www.youtube.com/channel/UCkhzg3UD2IW4pQNewWnXJ9g

Quer sugerir temas para matérias? Envie um email para nós através do nosso email: automotivos2017@gmail.com

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page