GUIA DE COMPRA TOYOTA COROLLA 2003 - 2008
- Yan Bernardo de Souza
- 16 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

De 2002 – 2008

Essa geração foi lançada em 2003 seguindo suas vendas até 2008. É popularmente chamada de geração Brad Pitt, por causa das propagandas de lançamento do carro estreladas pelo ator norte americano. Além de mais bonito, o carro apresentava mais espaço interno, as três versões de acabamento continuavam as mesmas. A motorização era disposta nas opções: 1.6 16V de 110cv e 1.8 16V de 136 cv com comando VVTi – esta última apenas para as versões XEi e SE-G. A versão mais luxuosa (SE-G) ainda contava com câmbio automático de série (opcional nas demais), bancos de couro, painel com iluminação Optitron, disqueteira no painel e ar-condicionado digital.

A perua Fielder foi lançada em 2004, equipada com motor, câmbio e equipamentos da versão XEi do sedan, no ano seguinte (2005), o carro recebia uma nova grade e novos itens de conforto na versão top, como computador de bordo e limpador de para-brisas automático.

Em 2006 o Corolla chegava às lojas com poucas mudanças e mantendo as mesmas versões de acabamento (XLi, 1.6 e 110 cv) e XEi e SE-G (1.8 e 136 cv), com transmissão automática disponível como opcional para as duas primeiras e de série para a top. Em 2006, a versão SE-G recebia revestimento do console central na cor prata e externamente, as portas ganharam um friso cromado na extremidade superior. Já a versão XEi e a Fielder passaram a vir com o novo CD player Double Din.

Nessa Geração foram comercializadas as versões sedan e perua (chamada de Fielder), e caso você goste de peruas ela pode ser uma bela escolha, apesar de a mesma ser 4 cm menor que o sedan! E assim possui cerca de 26 litros a menos (411L) que o sedan. Essa geração foi a responsável por trazer o Corolla ao pódium da liderança nas vendas de sedans médios no Brasil superando Chevrolet Astra e Vectra, Vw Bora, Fiat Marea, Ford Focus, Peugeot 307 e até o rival nipônico Honda Civic. Sendo líder de vendas do segmento em 2005 com 35.720 unidades vendidas naquele ano. E a partir daí revezando a liderança como o Honda.

Manutenção

Cabeçote
O motor 1ZZFE não utiliza tuchos hidráulicos e, por isso, a folga das válvulas deve ser verificada a cada 20.000 km, com ajuste obrigatório aos 60.000 km. Fumaça no escapamento indica falha nos retentores de válvula.
Câmbio
O desgaste das juntas tripoídes provoca vibração nas rodas dianteiras mesmo após o balanceamento. O ideal é substituir o semieixo completo.
Suspensão
É um de seus pontos fortes e por isso, quase sempre negligenciado, amortecedores com vazamentos e coifas rasgadas não são bom sinal. Ruídos anormais podem ser provocados pelo desgaste de buchas e batentes.
Para-barro
A maioria perdeu o acabamento interno original, de plástico muito frágil, que se danifica facilmente. Sua presença é um sinal de zelo do proprietário, pois evita o acúmulo de detritos e o barulho em alta velocidade.
Câmbio automático
O fluido deve ser checado aos 40.000 km, além da troca do filtro e da limpeza dos ímãs que retêm a limalha. Abra o olho, pois o custo de reparo total da caixa pode sair caro!
Megarrecall Takata
Veja se o veículo pesquisado tem o airbag do passageiro que pode lançar fragmentos ao se abrir.

Pontos Negativos:
Câmbio automático de 4 marchas, que em altas rotações transmite ruído para a cabine;
Vidros não possuem levantamento automático, não disponível nem na versão topo (SE-G);
Falta de computador de bordo, não disponível nem na versão topo (SE-G);

COROLLA XLI 1.6 16V COM CALOTAS
Pontos Positivos
Boa posição de dirigir;
Equipamentos de série;
Design, melhor e mais bem resolvido que da geração anterior;
Baixo consumo de combustível;
Desempenho equilibrado com a proposta;
Atenção:
Fuja dos modelos XLI 1,6 16v automáticos, o desempenho não é o forte dessa versão! Se quer desempenho é melhor pensar num XEI ou SE-G! E se gosta de esportividade o Corolla foi feito para isso, mas se você quer um conjunto parecido mais esportivo, pense num Honda Civic! Principalmente a partir dos modelos 2006/2007, conhecidos como New Civic! Os corollas de câmbio manual têm menor procura no mercado de usados, se prioriza rápida revenda meu caro, então procure um automático, mas ressalto que o manual não é ruim em nenhum aspecto.

Opinião do Proprietário
PROPRIETÁRIO: L.C.G
Ex dono de um modelo XEI 2004(62mil km)
“Carro confortável, seguro, potente. Não quebra, pouca desvalorização e econômico!”
VÍDEO: TOYOTA COROLLA
GALERIA DE IMAGENS TOYOTA COROLLA 2003 -2008
*Post editado em 08/07/2017
CONHEÇA NOSSO CANAL!
