top of page

BMW M5 2018 - O MONSTRO ALEMÃO DE 600CV QUE FAZ DRIFT

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


Na terça feira a BMW apresentou mundialmente a nova geração do seu sedan esportivo da série 5, o M5. Essa nova geração (que utiliza o código F90) ficou mais leve, mais potente e mais tecnológica. Peso total foi reduzido em 25 kg em relação a geração anterior, ou seja, 1855 Kg.


Na parte mecânica ela possui um motor V8 bi turbo 4.4 litros, 600 cv entre 5.600 e 6.700 rpm, torque de 76,8 kgmf disponível ente 1800 e 5600 rpm. Fraquinha não? A potência é a mesma da recém apresentada Ferrari Portofino, e perdendo para a Ferrari em apenas 0.7 kgmf de torque! É pura força bruta, porém inteligente! O sedan agora possuiu um sistema de tração integral que será responsável por distribuir essa força cavalar para as 4 rodas da M5, mas o condutor ainda pode escolher por direcionar essa força apenas para as rodas traseiras, jogar o carro de lado e fazer uns drifts.


O câmbio é automático de 8 velocidades com embreagens do tipo multidiscos, chamado pela marca como M Steptronic, um automático convencional, a BMW garante que as trocas estão mais rápidas do que no câmbio de dupla embreagem e sete marchas usado na geração anterior, e ainda diz que o software Drivelogic, que permite três modos com trocas automáticas (para uso na cidade, na estrada e na pista), mais um modo 100% manual através das aletas atrás do volante.


Ainda sobre o motor essa potência extra foi conseguida com novos turbo compressores, modificações na admissão, sistema de injeção retrabalhado e um escape mais leve e com menos restrição de fluxo. Além disso, uma bomba de óleo de fluxo variável garante que o motor sempre seja lubrificado da forma mais eficiente possível, mesmo na pista.


O 0a 100km/h é de cerca de 3,4 segundos! É o mesmo tempo de carros como Pagani zonda Cinque, Lamborghini Huracan, Audi R8 V10, Ferrari 599 GTO. Não é brincadeira o que esses alemães são capazes de fazer.


Você deve estar se perguntando como é esse tal sistema de tração integral que o carro tem agora?

Toda essa força do motor é levada para as rodas através do sistema M xDrive, que funciona com uma embreagem multidisco (como citei acima) e uma caixa de transferência e permite que se varie entre 50% do torque para os dois eixos e 100% no eixo traseiro – algo que o sistema xDrive sem o “M” não faz. Há cinco combinações possíveis para o M xDrive, variando de acordo com as características dos controles de tração (DSC) e estabilidade (MDM) e do próprio sistema de tração integral.


No modo simples, com o controle de estabilidade ligado e tração nas quatro rodas, o sistema permite que se escorregue bem de leve com as rodas traseiras nas saídas de curva. No modo M Dynamic (MDM ligado e tração integral no modo Sport), é possível até deslizar de lado de forma controlada, mesmo com tração também nas rodas dianteiras. Já os três modos com o controle de estabilidade desligado são para uso em pista, sendo que um deles deixa a tração 100% traseira e todas as assistências eletrônicas desligadas, sendo esse o famoso “modo drift”.




E suspensão dessa barca?

A suspensão como costume de modelos M, foi calibrada com testes em Nürburgring Nordschleife, e segundo a BMW, recebeu “sofisticados elementos de enrijecimento” na dianteira e na traseira para garantir responsividade e agilidade na pista e na rua. Mas caso, se você achar que o novo M5 duro demais, a BMW diz que os amortecedores com carga variável, mesmo ajustados pelos engenheiros da divisão M, podem proporcionar uma rodagem consideravelmente macia e confortável. É possível salvar combinações de configurações do motor, do câmbio, dos assistentes eletrônicos, da suspensão e da direção usando os botões “M1” e “M2” que ficam no volante.


Mas um carro pesado e com tanta potência assim precisa de bons freios não? Claro e a bmw pensou nisso! Ela não quer que você se arrebente todo! Os freios usam discos perfurados e ventilados, feitos de uma liga especial, mais leve que o aço fundido usado normalmente, e são mordidos por pinças de seis pistões na dianteira, e de um pistão na traseira. É possível optar por freios de carbono-cerâmica que, de acordo com a BMW, são impressionantes 23 kg mais leves que os de série. Estes ficam acomodados atrás de rodas de 19×9,5 polegadas na dianteira e 19×10,5 polegadas na traseira, calçadas com pneus de medidas 275/40 e 285/40, respectivamente. Também pode-se escolher rodas maiores, de 20×9,5 polegadas na dianteira e 20×10,5 polegadas na traseira, calçando pneus 275/35 na frente e 285/35 atrás.


E o visual? Agressivo com nunca, esportivo por essência! O exterior do carro possui diversas modificações em relações a outros modelos da série 5 comuns, como para choques e para lamas mais largos, e assim acomodando entradas de ar maiores. Na traseira existe um novo difusor e 4 quatro saídas de escape apontadas para trás, nas quais possuem um sistema de válvulas que você pode ajustar o ronco.




Quando posso encomendar a minha? Calma amigo! Ela começará a ser vendida na Europa a partir de setembro de 2017, com as entregas sendo realizadas apenas no início de 2018. As primeiras 400 unidades sairão na edição First Edition, na exclusiva cor Frozen Dark Red Metallici. Mas caso você não consiga segurar a vontade de dirigir ou de não poder comprar esse monstro não fique triste! Você poderá acelerar essa máquina no novo Need For Speed Payback a partir de 10 de novembro. Ainda não possuímos informações sobre venda no Brasil, mas em breve atualizaremos o post.






Até a próxima

POR:YBS

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page