top of page

VOLKSWAGEN ENCERRA PRODUÇÃO DO SCIROCCO

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


Ele nunca foi vendido por aqui, e por isso é relativamente desconhecido no Brasil, mas desde seu lançamento, em 2008, a atual geração do VW Scirocco foi um dos modelos mais interessantes do portfólio da Volkswagen. O Scirocco nasceu com a missão de ser um golf mais esportivo, com design diferenciado e um apelo mais emocional.


Sua primeira geração surgiu logo após o primeiro golf, e sendo comercializado até a metade da década de 1990. Em 2008 foi relançado com a mesma proposta e com um formato meio cupê, meio hatchback, ele tinha motores turbo a gasolina e a diesel com potência entre 125 cv e 280 cv.


A receita parecia certa para o sucesso, mas a trajetória do Scirocco não foi exatamente como a VW esperava. Ele teve seu auge logo em seu segundo ano (2010), mas depois passou a ser preterido em favor do Golf GTI, que tinha um conjunto mais prático e as mesmas opções de powertrain.


Nos últimos anos, ele recebeu um facelift, mas suas vendas continuaram abaixo do esperado e agora a Volkswagen encerrou sua produção no início deste mês, sem fazer muito barulho, ou alguma versão especial de despedida.


Na verdade, sequer um anúncio oficial foi feito. O fim da produção está implícito na mensagem exibida no site alemão da Volkswagen, que diz o seguinte: “O Scirocco não pode mais ser encomendado com especificações individuais. Mas você pode comprar veículos já fabricados”.


Oficialmente a Volkswagen não tem planos para substituir o modelo — especialmente neste momento em que está dedicada a limpar a sujeira feita pelo dieselgate criando novos modelos híbridos e elétricos, e convencer o mundo de que estava errada e que os elétricos vão resolver todos os problemas do mundo. Mas tudo isso faz parte da demanda de mercado e das evoluções da tecnologia.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page