top of page

LAMBORGHINI URUS, O SUPER SUV

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


A Lamborghini finalmente nos presenteou nesta segunda-feira (4) com o lançamento do aguardado SUV Urus. Derivado do conceito apresentado em 2012, o modelo chega ao mercado com a missão de representar a marca italiana no crescente mercado de utilitários verdadeiramente esportivos.



A marca aposta pesado nos atributos gerados pelo conjunto mecânico formado pelo do motor 4.0 V8 biturbo com o câmbio automático de 8 marchas da ZF. São 650 cv de potência e 86,7 kgfm de torque, que garantem aceração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e velocidade máxima acima dos 300 km/h.


Estruturalmente, o Urus não é tão diferente dos outros SUVs do grupo Volkswagen (sim, se você não sabia a Lamborghini pertence ao grupo Volkswagen), uma vez que Porsche Cayenne, Audi Q7 e Bentley Bentayga, que também fazem uso da plataforma modular MLB. Porém no visual você vai encontrar a tradicional personalidade forte das linhas da Lambo, que se sobressaem e dão ao modelo características únicas diante dos rivais, "nem parece com um SUV", alguns dirão.


Por dentro, a pegada agressiva novamente se faz presente, principalmente na esportividade aplicada ao elementos do console e do painel. Há destaque para o seletor que aciona os vários modos de condução: Strada, Sport, Corsa, Sabbia (Areia), Terra e Neve.


Ainda na questão mecânica, mais um detalhe chama a atenção: o Urus é descrito pela marca como dono do maior e mais robusto sistema de freios do mundo. São gigantescas peças de cerâmica de 17,3 polegadas instaladas no eixo dianteiro e discos de 14,6 polegadas dispostos na rodas traseiras.


A ideia era adotar um arranjo ainda maior, mas os componentes não couberam nas rodas padrão de 21 polegadas e opcionalmente, serão oferecidos modelos com desenho específico de 22 ou 23 polegadas.


Os pneus são Pirelli P Zero Corsa desenvolvidos especificamente para o modelo.

Toda a produção será concentrada na fábrica de Sant'Agata Bolognese, na Itália.


Os preços nos Estados Unidos ficarão na casa dos US$ 200.000, com as primeiras unidades entregues no começo de 2018. A meta da Lamborghini é produzir anualmente algo em torno de 3.500 exemplares.

O que você achou do super SUV da Lamborghini? Deixe um comentário!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page