top of page

OS 70 ANOS DA PORSCHE!

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


EM 09 DE JUNHO DE 2018, A PORSCHE COMEMOROU 70 ANOS DE EXISTÊNCIA!


Poucas marcas representam tanto como a Porsche. A marca alemã possui tradição no segmento de esportivos, e carrega com si uma legião de fãs e modelos históricos, que marcaram a história do automobilismo mundial. Essa semana a marca de Stuttgart, comemorou 70 anos de existência. Em em comemoração a essa data, resolvi que não poderia deixar isso passar em branco aqui no Automotivos, afinal também somos fãs da marca. Então vou falar o que acho da marca e sobre 2 modelos que julgo como os mais importantes para a marca.


Mas afinal como a Porsche surgiu? Bom o primeiro modelo a carregar a marca Porsche de fato foi criado por Ferdinand Anton Ernst ou Ferry Porsche. "No começo, olhei em volta e não encontrei o carro com o qual sonhava. Então decidi construí-lo eu mesmo." Ferry Porsche.

Posso dizer que a Porsche efetivamente nasceu do desejo de um homem ter um carro esportivo perfeito, um esportivo dos sonhos, um carro dos sonhos, dos sonhos de Ferry Porsche.


PORSCHE 356/1 1948

Ferry Porsche era filho de Ferdinand Porsche, o cara que havia desenvolvido todo o projeto do Fusca anos antes. Esse primeiro modelo criado por Ferry, foi batizado de 356/1 sendo o primeiro de todos os modelos a carregar efetivamente a marca Porsche em 1948, mas que ainda compartilhava alguns componentes do Fusca e que posteriormente foi fabricado inteiramente com peças Porsche, compartilhando com o besouro apenas a configuração de motor boxer instalado na traseira e alguns aspectos de design.


O 356 foi produzido entre 1948 e 1965, gerando versões Coupé, Cabriolet (foto) e Speedster. O modelo inclusive teve réplicas fabricadas no Brasil, pela Envemo com o Super 90 e depois pela Chamonix que fabricava não somente as replicas do 356, mas também como do 550 Spyder, outro modelo da marca que marcou época, sendo considerado como um dos maiores clássicos da história da marca, e que foi um campeão de competições durante os anos 1950.


Mas há um modelo que há mais de 50 anos, representa em sua essência a esportividade, o dinamismo, a tradição e a inovação da marca. E que traz consigo um design característico, único e que está presente até hoje. Esse modelo é o 911, que provavelmente é a primeira coisa que você lembra ao ouvir o nome Porsche. O 911 nasceu como 901 em 1963 quando foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt. O modelo foi pensado para ser o substituto do 356, sendo mais potente, maior e mais confortável.


Pelo fato de a Peugeot já possuir algum registro com o nome 901, a Porsche simplesmente precisou mudar o nome do carro para 911. O 911 permaneceu com a carroceria original de 1964 (quando passou a ser 911) até meados de 1988 quando estreou sua segunda carroceria de codinome 964, e foi fabricada até 1993.


Entre esses 24 anos da primeira carroceria em 1974 o modelo recebe sua primeira atualização e o lançamento da primeira versão turbo do modelo. A geração seguinte seria batizada de 964 e traria algumas mudanças ao modelo.


A geração 964 (1988) trazia evoluções e alguns avanços com relação a carroceria original, a plataforma era constituída de 85% de novos componentes e ganhou itens de conforto e segurança como direção hidráulica, cambio automático (tiptronic de primeira geração), freios ABS, e um novo sistema de suspensão que abandonava o velho eixo de torção em favor de um sistema. A geração 964 deixou o mercado em 1993 quando deu lugar a nova geração 993.


Nesse mesmo é lançada aquela que seria a ultima geração do 911 que seguiria com o conceito original de motor boxer traseiro e arrefecido a ar, que foi batizada de 993 e durou até 1997. Essa terceira geração trouxe novas mudanças no design e também na mecânica, trazendo pela primeira vez em um 911 um arranjo de suspensão multlink na traseira. Também foi a primeira a possuir 2 turbos na versão turbo, sendo o primeiro Porsche de rua biturbo. Hoje um modelo da geração 993 é cada vez mais raro e caro, pois foi a ultima geração de modelos da marca a usar um motor arrefecido por ar e ainda trazer traços mais semelhnantes as gerações anteriores.


A nova geração 996, chegou ao mundo em 1997 sendo a primeira a ter motorização arrefecida por líquido, trouxe um design diferente das anteriores, com a dianteira com faróis mais largos, e que possuíam desenho semelhante ao do Boxster lançado no ano anterior. Essa geração é considera a maior ruptura na história do 911, já que além da nova filosofia mecânica de motores o modelo também era irreverente no visual.


Em 2004 surge uma nova geração do 911, batizada de 997 e que retornava ao design tradicional do modelo com faróis arredondados e piscas separados dos mesmos. O modelo trazia agora suspensão ativa, e novas motorizações e já em uma das versões de entrada era possível ter um carro com mais de 300 cv. Foi o primeiro 911 a contar com injeção direta de combustível. A geração 997 foi produzida até 2011.


E por fim chegamos a atual e melhor geração do 911, a 991 lançada em 2011, e que além do visual mais belo de todos os 911, traz uma mecânica refinada e dispõe de uma infinidade de modelos e versões especiais. O modelo estreou a nova geração de transmissões de dupla embreagem da marca, batizado de PDK (Porsche Doppelkupplung) de 7 marchas, considerado por muitos como um dos melhores câmbios da atualidade. Essa geração atingiu a marca de 1 milhão de 911 vendidos no mundo, comemorou os 50 anos do modelo, e está comemorando os 70 anos da marca.


Não dá para falar de Porsche, Ferrari, Lamborghini e muitas outras apenas em um post, por isso ficou por aqui, com essa pequena homenagem a Porsche pelo seus 70 anos, produzindo sonhos, fazendo pessoas sonharem. Obrigado Porsche por fazer carros tão bons, tão belos e tão velozes. Vocês São F#da!

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO DOS 70 ANOS DA PORSCHE EM SÃO PAULO


ACOMPANHE O AUTOMOTIVOS NAS REDES SOCIAIS!


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page