top of page

NOVA LINHA SCANIA SERÁ FABRICADA NO BRASIL.

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


NOVA GERAÇÃO DOS CAMINHÕES DA MARCA SUECA SERÃO FEITOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO A PARTIR DE 2019.


Não é sempre que falo sobre caminhões por aqui, mas existem novidades que eu não poderia deixar de trazer a vocês. Pois bem, depois de 10 anos de desenvolvimento a Scania lançou na Europa em 2016 a nova geração de caminhões da marca. Agora é a vez dos novos modelos chegarem ao Brasil.


A montadora anunciou essa semana que vai fabricar os novos modelos por aqui a partir de fevereiro de 2019. A fabricação da nova linha será na fabrica de São Bernardo do Campo. Será um investimento de 2,6 bilhões de reais, na operação brasileira da marca, que hoje pertence ao grupo Volkswagen.

Cerca de 1,5 bilhão já foram aplicados a planta de produção paulista, sendo o restante aplicado nos próximos dois anos.


Segundo a marca, a nova geração de caminhões Scania deve mudar a forma como são produzidos os veículos da marca. Essa nova linha foi desenvolvida na Europa, e que demorou 10 anos para ser desenvolvida, além de cerca de 2 bilhões de euros investidos no projeto.

Os novos modelos tiveram suas cabines desenvolvidas pela Porsche, também pertencente ao grupo Volkswagen. O novo desenho externo da cabine é mais aerodinâmico, tendo consumo 2% menor que a geração anterior.


O interior é totalmente novo, mais confortável e ergonômico e que agora dispões até mesmo de airbags de cortina, para protegerem os ocupantes em caso de tombamento. O Chassis agora é composto por longarinas de aços mais resistentes e que contribuirão para a redução de peso dos modelos.


A gama de novos motores XPI atualmente é a Euro 5, que continua na nova geração, mas com o diferencial que poderá receber um sistema de controle de emissão mais eficiente para atender ao Euro 6, sendo assim montados para exportação. No entanto, quando o Proconve P8 – que é equivalente ao nível europeu – entrar em vigor, a Scania não precisará fazer investimentos para a mudança.


Ainda sobre os novos motores, a nova geração traz 4 opções, sendo a primeira de 7 litros com potências entre 220 a 280 cavalos, 9 litros de 280 a 360 cavalos e o de 13 litros, que vai de 410 a 540 cavalos. Por fim, o mais potente é o V8 16 litros de 620 cavalos. A linha agora está até 8% mais econômica que a anterior. Outra novidade é a caixa automatizada Opticruise atualizada, que tem trocas de marcha mais rápidas e permite uma redução de 2% no consumo.


A marca argumenta que os novos caminhões deverão trazer um consumo geral de óleo diesel 12% menor. Ainda segundo a marca, haverão duas versões com etanol, opções de biodiesel e diesel sintético (HVO), bem como gás, biometano e GNV. No futuro há também a possibilidade de versões elétricas para os modelos.


No processo produtivo a Scania investiu em 77 novos robôs e treinamento avançado para os colaboradores da linha de montagem. Há também uma nova ferramenta digital para revendedores, que permite configurar o caminhão de acordo com os dados operacionais do cliente. A Scania promete focar na exclusividade para atender melhor o operador e as necessidades do clientes.



69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page