top of page

PAPO AM 01 - QUANTO VALE O SEU SONHO?

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


Hoje vou falar de algo um pouco diferente. Meus amigos, trata-se de um post experimental para um futuro quadro no canal e aqui no site. Batizado de PAPO AM, vou abordar alguns temas diretamente ligados com nossas relações com os carros, informações e outras coisas do tipo. Espero que gostem e conto com a participação de vocês! Um grande abraço a todos.


Há alguns dias atrás estava pensando sobre alguns sonhos automotivos que tenho. Todos nós em algum momento de nossas vidas temos algum sonho, e que constantemente vivemos na tentativa de realiza-los, e não estamos errados nisso. E se no caso o seu sonho tem relação com os carros, muitas vezes pode parecer algo inalcançável, já que muitas vezes o seu sonho de 4 rodas pode custar milhares ou até milhões de reais.


Mas como sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, temos a tendência de definir um padrão de algo que nos seria ideal, não algo qualquer, mas sim alguma coisa que temos afinidade e que nos desperta desejo, admiração e sensações. Quem nunca sonhou com uma Ferrari vermelha, mesmo que nunca tenha visto uma de perto?


Muitas vezes parecemos um pouco malucos em nossas escolhas, mas a verdade é uma só. Independente de quanto custa o seu sonho, ou o quanto é algo raro, exótico, específico ou maluco, o mais importante é a sensação, a felicidade e a satisfação que ele te traz. Isso não tem valor mensurável.


Há coisas que apesarem de boas, desejáveis ou caras simplesmente atenção. Outros pelo contrário, simplesmente não conseguimos deixar de gostar, mesmo sem nunca ter visto de perto ou vivido aquilo.


Um desses casos de paixão automotiva pessoal é o Porsche 911. Confesso que antes não achava a menor graça nesses carros. Mas com o tempo, e com o tempo algumas mudam, comecei a apreciar e a entender o quão fantásticos esses carros são. São belos e funcionais ao mesmo tempo de divertem. Entre os esportivos, super carros e etc, são uns dos mais usáveis no dia a dia. Antes que me questionem, não, eu não vi um Porsche ao vivo ainda. Mas toda a história da marca, a tradição e design mantido por mais de 50 anos, simplesmente me fascinam.


O espírito do 911 original ainda está no modelo novo, por mais que o novo modelo tenha muito mais eletrônica, sistemas de segurança/auxilio e eficiência do que qualquer outra geração passada, a essência ainda está lá, o desenho básico ainda é o mesmo, por mais que as proporções tenham crescido.


Posso citar alguns outros carros que sonho. Alguns não custam milhões de reais e nem são tão exclusivos ou raros de se ver. Alguns são simples o bastante para sem comuns. Mas que simplesmente fazem meus olhos brilharem ao ver-los nas ruas. Um exemplo? Chevrolet Vectra de segunda geração, conhecido como Vectra B pelos fãs de modelo da GM. É um carro velho? Sim, claro que sim. Beberão?Também, mas que tem um design fantástico. Não dá pra dizer que esse carro foi lançado em 1996. Adoro esse carro, seu desenho, e o estilo anos 90/2000.


As formas fluidas, linhas arredondadas e os espelhos retrovisores com a linha que começam no capô, são o charme desse carro, que na minha opinião é atemporal e mesmo 13 anos depois de ter sua produção encerrada continua bonito. Hoje esses carros tem um valor cada vez menor no mercado, e achar um em bom estado é uma tarefa complicada, mas ainda não é difícil.


Há modelos dessa geração por menos de 12 mil reais. É mais barato que comprar aquele Golzinho G3 judiado do seu vizinho. E o pacote de equipamentos ainda consegue fazer inveja em muito carro novo. A versão CD por exemplo, minha preferida, podia ser equipada na época com ar condicionado digital, teto solar elétrico, bancos em couro, sistema de som premium, câmbio automático de 4 marchas (estamos falando de um carro que foi lançado há 22 anos...), airbags frontais e controles de som no volante.

Nos itens de série já tinha controle de tração, cinto de 3 pontos para todos os ocupantes, ajustes de lombar nos bancos, computador de bordo e uma outra infinidade de coisas e só custa 12 mil reais.

Pensando em tudo isso, cheguei a algumas perguntas: Quanto vale realizar um sonho? O quão importante é isso para você? O que esse sonho representa?

Acho que independente do valor, da raridade e do que as pessoas vão achar disso, o mais importante é o que isso representa para você. O quão importante esse sonho, independente de ser um carro. moto, avião viajem ou o que seja, é para você e para a sua vida. Muitas vezes realizar um sonho é mais simples do que parece. Pode ser que não seja fácil, mas continue a buscar o seu objetivo. Isso não tem valor.


Independente se o seu sonho é um Fusquinha ou um Bugatti busque realiza-lo. Tem coisas na nossa vida que simplesmente não tem preço, são imensuráveis e para nós podem representar mais do que para qualquer outro. Espero que tenham gostado desse papo um pouco diferente, por hoje é só e até o próximo Papo AM. Valeu.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page