top of page

O FUTURO DOS CARROS - MERCEDES-BENZ EQC.

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


PRIMEIRO SUV 100% ELÉTRICO DA MARCA.


Eu já disse em posts anteriores sobre a minha opinião a respeito do futuro dos carros, e acho que inevitavelmente será de SUVs elétricos. A Mercedes-Benz apresentou ontem o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Chamado de EQC, o SUV traz pela primeira vez um conjunto 100% elétrico em um modelo da marca. Ele realmente tem visual de SUV, ao contrário do Tesla Model X (que parece mais uma minivan do que um SUV).


Visualmente o modelo é bonito, traz uma linguagem visual muito própria e se diferencia do atual family face da marca. Na dianteira tem um elemento em torno da grade que interliga os faróis, esses que possem LEDs diurnos e de iluminação totalmente em LED. Não parece esquisito como os carros elétricos lançados até o momento, do qual o único com um visual interessante é o Model S da Tesla, que não vejo ter tanto luxo e sofisticação quanto um modelo Mercedes-Benz.


A silhueta lateral é bem parecida com os atuais SUVs da marca. A traseira tem lanternas que lembram as da classe C coupé e S coupé, interligadas e que invadem a tampa do porta malas.


O interior tem um desenho moderno, atual e segue boa parte do desenho dos atuais modelos da marca, mas tem seu toque te futurismo e inovação. Transparece com facilidade sofisticação, esportividade e modernidade.


A marca chama esse novo visual interno de "visual eletrônico de vanguarda". O painel como nos recentes lançamentos da marca, é composto por duas telas de 10,25 polegadas e que reúnem as funções de painel de instrumentos e central multimídia. Entre os matérias internos há couro, aço escovado e black piano. Dependendo da versão, há iluminação interna nas cores azul ou vermelha. Você ainda pode escolher entre 4 modos de condução: Eco, Comfort, Sport e Max Range.


Na parte mecânica, o modelo é composto por dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos geram 402 cv e 78 kgfm de torque, com isso modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 s e tem velocidade limitada a 180 km/h. O modelo consegue esses números graças ao seu conjunto de baterias, que possuem 80 kWh, possuem autonomia de até 450 km e são resfriadas a líquido. O modelo possui um sistema de carregamento opcional que carrega até 80% da carga em 40 minutos.


As dimensões do modelo são bem próximas do GLC, e não é muito leve pesa cerca de 2.425 kg. E de fato como eu disse no início da matéria, o modelo me surpreendeu, principalmente no visual. Não é estranho como os outros carros elétricos, parece um SUV normal, inclusive tem capacidade offroad.


Esse é o futuros dos carros. Se você ainda não aceitou muito bem essa ideia é melhor ir se acostumando, pois todos os carros serão assim em um futuro muito próximo. É amigos, é um caminho sem volta. Ainda não foram divulgados os preços do modelo e nem sobre a sua vinda para o Brasil nesse momento, mas prometo atualiza-los a respeito dessas informações.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page