top of page

SALÃO DO AUTOMÓVEL DE PARIS - ESPECIAL AM.

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


CONFIRA NOSSA COBERTURA ESPECIAL DO EVENTO FRANCÊS.


Paris a cidade luz. Como não gostar de Paris?! De fato é uma das cidades mais belas do mundo, e um dos destinos de turistas e entusiastas automotivos do mundo todo. Hoje não vive os seus melhores dias, tem alguns problemas causados das recentes crises migratórias e o terrorismo, mais ainda representa o luxo, elegância e a liberdade. Mas Paris ainda é um dos locais do mundo onde podemos encontrar os mais diversos tipos de carros, queijos e vinho. Mas se tratando do salão do automóvel, temos diversos modelos interessantes expostos no evento. Alguns desses modelos já tem passaporte carimbado para terras tupiniquins.


Vamos dar uma olhada no que está rolando por lá?

AUDI - A1 - SQ2.

A nova geração do hatch de entrada da Audi fez sua primeira aparição pública durante o evento. Agora adota a nova plataforma MQB do grupo Volkswagen. Traz esteticamente um visual muito semelhante aos atuais e recentes lançamentos da marca. Clique AQUI e confira o contamos sobre o modelo durante a sua apresentação de imprensa.

Audi mostrou a versão esportiva do SUV no Salão de Paris. O SQ2 tem 300 cv, faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h. Essa força vem do motor 2.0 TSFI, que tem 40,8 mkgf de torque. O câmbio é o S-Tronic, de dupla embreagem e sete marchas, combinada com tração integral. É exatamente o mesmo conjunto mecânico do S3.


Em relação ao Q2 normal, o SQ2 ganha grade diferente, com barras verticais e preto fosco, também presente nas largas tomadas de ar. Na traseira o destaque fica para o difusor, o spoiler integrado ao teto e para as quatro saídas do escapamento.


Bancos, painel, console e painéis da portas ganham detalhes em vermelho para exaltar a esportividade do SQ2. O painel de instrumentos é totalmente digital com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 8,3 polegadas, park assist, e bancos que mesclam couro e Alcantara.

BMW - SÉRIE 3 - Z4

A BMW revelou oficialmente a nova geração do série 3. O modelo de entrada da marca tem um design muito próximo a modelos como a nova série 5 e série. No começo dessa semana trouxemos detalhes sobre o modelo, ainda sem fotos oficias. Segundo outro portais automotivos, o modelo evoluiu em qualidade construtiva, design e qualidade do interior. Confira AQUI o que contamos sobre o modelo.

Confira também o que contamos AQUI sobre a nova BMW Z4.

CITROEN C5 AIRCROSS.

O Citroen C5 Aicross ainda não tinha aparecido aqui no AM. O modelo é praticamente o irmão do Peugeot 3008, e foi confirmado para o Brasil pela marca durante o Salão de Paris. O SUV foi apresentado ao mercado europeu durante o evento e estava sendo vendido somente na China. Executivos da marca disseram à imprensa argentina que a estreia por lá deve acontecer entre o final de 2019 e começo de 2020, data que deve se repetir para o Brasil. Ele faz parte da nova estratégia da Citroën para alinhar os modelos nacionais com a linha global.


O Citroën C5 Aircross utiliza plataforma EMP2 e utiliza o motor 1.6 THP de 167 cv e o 1.8 THP de 204 cv na China, sempre com o câmbio automático de 6 marchas. Na Europa, será vendido com o 1.2 PureTech de 130 cv e o 1.6 PureTech de 180 cv, que podem trabalham com o câmbio manual de 6 posições ou o automático de 8 marchas. Aqui deve ser equipado com o 1.6 THP como do C4 Lounge, 3008 entre outros modelos da PSA.

O modelo é equipado com um sistema de suspensão chamado Progressive Hydraulic Cushions, capaz de mudar o ajuste automaticamente e evitar que qualquer imperfeição seja transferida para a cabine. Seus bancos também são novos, criados de forma a imitar o efeito de uma cadeira de descanso.

Entre os rivais do modelo por aqui estão o Jeep Compass e Volkswagen Tiguan. Entre os equipamentos espera -se que possua controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, central multimídia com tela de 8 polegadas e painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

PEUGEOT - 508 E E-LENGEND

Uma das atrações da Peugeot, o e-Legend, um conceito elétrico autônomo e com visual inspirado no 504 Coupé, modelo produzido entre 1969 e 1983, que trazia uma carroceria desenhada pelo estudio Pininfarina, de linhas bem mais interessantes que as do 504 sedã.

O e-Legend traz dois modos de condução autônomos, o modo Soft é voltado para o conforto e reduz ao mínimo a exibição de informações nas telas digitais, enquanto o modo Sharp é voltado para a conectividade digital. Já dentre os modos de condução manual, o mais interessante deles é o Legend, que reproduz no painel digital o quadro de instrumentos do 504 Coupé clássico.

O e-Legend está equipado com um motor elétrico com potência equivalente a 462 cv e tração nas quatro rodas. É capaz de acelerar de 0-100 km/h em menos de 4 segundos e de alcançar os 220 km/h de velocidade máxima, o modelo tem autonomia estimada de até 600 km.

Um Modelo que chamou muito a atenção foi a perua 508 de nova geração. O modelo não será vendido no Brasil, mas possuiu uma visual muito interessante e esportivo.

MERCEDES -BENZ


Temos aqui diversos modelos da marca a serem vendidos no Brasil. Alguns desses modelos já apareceram por aqui no AM e outros como o novo Classe B ainda não haviam aparecido por aqui.

No espaço da marca, foram mostrado ao vivo, os recentes lançamentos, Classe A, EQC, GLE e o AMG GT 4 Door. Confira AQUI o modelos da marca.

DACIA/RENAULT DUSTER

A Dacia, marca pertencente ao grupo Reanult- Nissan, mostrou a nova geração do Duster durante o salão de Paris. O modelo deve chegar por aqui no ano que vem, com novo visual e plataforma. Antes disso, a fabricante irá lançar a picape Alaskan e a reestilização da dupla Sandero e Logan - que, além da mudança visual, passarão a contar com motor 1.6 acoplado com o câmbio CVT, mesmo conjunto usado no Duster atual e no Captur. O Duster europeu será comercializado por lá com motor 1.3 turbo de 150cv que também pode chegar ao mercado brasileiro.

LAMBORGHINI - URUS, AVENTADOR SVJ E HURACÁN.

A Lamborghini levou ao evento francês modelo como o novo SUV Urus, que compartilha a plataforma com o Porsche Cayenne, Audi Q8 entre outros modelos do grupo Volkswagen. Estavam presentes também o recente Aventador SVJ, possivelmente o último V12 Lamborghini naturalmente aspirado, além do Huracán Performante e Super Trofeo.

FERRARI - MONZA SP1 E SP2.


A Ferrari mostrou no Salão de Paris as Monza SP1 e SP2. Elas são os primeiros modelos da nova série Icona , que remetem aos modelos da marca dos anos 50, mas com a tecnologia dos modelos atuais. Ambas são baseadas na 812 Superfast com motor central dianteiro. A Monza utiliza motor 6.5 V12 que gera 809 cv, mais potente do que o encontrado na 812 Super Fast.


Com ele, vão de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima superior a 300 km/h.

Por mais que o desempenho seja notável, é o visual que chama atenção. Os modelos provavelmente terão produção limitada. A Ferrari não divulgou a quantidade de unidades a serem produzidas nem o preço de venda.

PORSCHE 911 SPEEDSTER

A Porsche confirmou no Salão de Paris a produção do novo 911 Speedster. O modelo chega como uma das últimas versões limitada do icônico modelo antes da troca de geração. Serão feitas apenas 1948 unidades como homenagem ao Porsche 356 "Número 1", que recebeu sua licença operacional no dia 8 de junho de 1948.


high_911_speedster_concept_2018_porsche_

O Speedster traz vidro dianteiro mais curto e inclinado, retrovisores com estilo retrô, assim como a tampa de combustível, enquanto a dianteira recebe para-choque e capô diferenciados. As rodas de liga leve são de 21 polegadas e desenho inspirado nas versões de pista RSR e GT3R.


high_911_speedster_concept_2018_porsche_

O motor é o seis cilindros em linha Boxer com mais de 500 cv, de acordo com a Porsche, e que gira até 9.000 rpm. A transmissão é manual de seis marchas, enquanto a tração é traseira.

A Porsche revelou que o 911 Speedster começará a ser produzido em 2019, mais ainda não há informações se alguma unidade erá comercializada no Brasil.


Termino por aqui essa breve cobertura do salão de Paris. Infelizmente não estivemos presentes nessa edição do modelo, mas procurei trazer aqui nesse post informações sobre o mesmo de forma mais objetiva. Espero que tenham gostado, em breve termos outros salões do automóvel.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page