top of page

COMO SERÁ O CARRO DO FUTURO? - PAPO AM.

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


Sempre ouvimos aquela história de que os carros do futuro seriam de determinada forma. Em décadas passadas, cogitavam carros voadores no século XXI, movidos a turbinas a jato e até mesmo movidos a água. Mas já estamos no final da segunda década do século 21 e nada disso aconteceu, e pela evolução tecnológica não deve acontecer. Tornaram -se teorias passadas, obsoletas e hoje inimagináveis.


Mas ainda hoje imaginamos os carros do futuro e de uma forma muito diferente do que se pensava no passado. Há alguns anos por exemplo, imaginava-se um futuro povoado por carros elétricos, com design esquisito e proporções nem um pouco harmônicas. Mas nos dias atuais os carros elétricos já são realidade, e não são esquisitos como se mostravam em filmes futuristas ou conceitos meramente visuais apresentados em salões do automóvel mundo afora.


A própria evolução tecnológica e mercadológica está direcionando os carros, de uma maneira geral. a um novo patamar. Vou explicar isso melhor. Há 20 anos atrás quais eram os segmentos mais vendidos entre os carros de forma geral? Eu respondo. Sedans, peruas e hatchbacks dominavam o mercado. Os suvs, picapes e crossovers eram praticamente um nicho de mercado específico. Os Suvs eram carros voltados ao off road, tinham tração 4x4, eram desconfortáveis, com pouca estabilidade em curvas e bebiam feitos demônios em festas no inferno. As picapes eram voltadas ao trabalho, eram compradas por pessoas que precisavam de um veículo de carga, produtores ruais e vendedores.


Os Crossovers não tinham tanta relevância ainda, e basicamente eram peruas com suspensão elevada e um design que tentava imitar os SUVs. Os sedans eram a maioria nas ruas, seguidos por peruas e hatchs, ambos de todos os tamanhos, era quase impensável uma marca de automóveis não possuir um modelo desses segmentos.


Mas as coisas mudaram. Com a virada do século, as preferências dos consumidores começaram a mudar. Os SUVs começaram a adentrar em novos segmentos, em principal do carros premium e de luxo, o que fez com que se tornassem símbolos de status, sucesso financeiro e riqueza. Começaram a ocupar novos segmentos e ganharam novos tamanhos. A picapes e crossovers seguiram o mesmo caminho.


Mas porque diabos estou falando disso? bem explicarei nas próxima linhas. Nesse meio tempo surgiram tecnologias e formas de combustíveis alternativos, que não despertaram muito interesse do público. Mas também surgiram outras que se tornaram tendências atuais. Uma dessas tendências são os carros híbridos, cada vez mais presentes no mercado atual e foram impulsionados pelo Toyota Prius, o primeiro carro desse tipo a fazer sucesso e a conquistar o mercado. Mas como funciona um carro híbrido?


Basicamente ele tem dois motores, um a combustão e outro elétrico, que juntos fazem com que o carro desenvolva mais potência, consuma menos combustível e consequentemente tenha uma autonomia maior, emitindo uma menor quantidade de poluentes no ar, o que agrada e muito os ambientalistas e toda essa onda anti efeito estufa/politicamente correta.


A tecnologia e a conectividade estão transformando a forma como o mundo vê os carros. O Uber por exemplo é uma das tecnologias a provocar isso. É a maior companhia de serviço de táxi do mundo se ter ao mínimo um carro em sob sua propriedade e que modificou todo o sistema de táxis no mundo.


A conectividade cresce a cada dia, hoje praticamente todos os carros possuem algum tipo de conectividade, seja por meio de sistemas de Info-entretenimento, sistemas de consierge e internet

Outra coisa que já é realidade, que era prevista como futuro, são os carros autônomos. Já estão entre nós e devem crescer ainda mais em um futuro muito próximo. Já há modelos que estacionam sozinhos, e são capazes de andar alguns quilômetros sem intervenção nenhuma do condutor.


Há ainda um fator que tenho observado muito nos últimos tempos. A ascensão voraz dos SUVs. Já há marcas dedicando todo o seu line up a modelos dessa categoria. A Ford já anunciou que não terá mais sedans nas Américas em função dos SUVs. No mercado nacional já vendem mais do que os sedans médios, e se aproximam muito dos compactos. Segmentos como o das peruas e hatchs médios estão praticamente mortos. Modelos como Volkswagen Golf, Ford Focus e Chevrolet Cruze Sport 6 já não vendem tão bem quanto a anos atrás.


Os SUVS dominarão o mercado. Isso é fato. Mas não da forma como conhecemos. Recentemente duas marcas sinalizaram esse futuro. Audi e Mercedes-Benz apresentaram recentemente seus primeiros modelos 100% elétricos. Pode ter certeza, eles serão o futuro dos automóveis, e acrescente a isso fatores como condução autônoma, conectividade e inteligencia artificial. Acredito muito que o futuro dos carros serão os SUVs elétricos. Ao que tudo indica a onda dos SUVs veio para ficar e não deve sair de cena tão cedo.


Alguns países já decretaram o fim dos carros a combustão, e isso deve ocorrer por volta de 2030 a 2035. Tudo nos leva a crer, que esse seja o futuro dos carros. Mas não se desespere. Isso não vai acontecer do dia para a noite. Ainda há um processo que vamos vivenciar primeiro, que pode ser chamado de hibridização do carros, o que nos proporcionará mais desempenho, consumo melhor e fará parte do processo de transição para os 100% elétricos.


E aquela tão sonhada Ferrari vermelhinha não deixará de existir. Ainda haverão carros esportivos, carros puros e com alma. Vale lembrar que nem tudo que é anunciado como futuro acontece, muitas coisas que eram previstas como futuro não aconteceram.


Pode ser que eu esteja completamente errado, pode ser que nada disso aconteça, mas até lá, ainda quero ouvir os roncos dos V8 barulhentos, os sinfônicos v12 Ferrari e até mesmo o ronco dos 1.0

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page