top of page

1.0, 1.6, 2.0, O QUE SIGNIFICAM? - OFICINA AM.

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


Muitas vezes já me perguntaram qual a diferença entre um motor 1.0 e 1.6, entre outras litragens de motores. A maioria das pessoas que possuem um carro provavelmente não sabe o que isso significa de fato. Hoje vou explicar porque os carros possuem motores com designações numéricas diferentes e o significado disso.


Vou utilizar como exemplo um motor 1.0. Basicamente esse número 1.0 representa o deslocamento interno das peças móveis do motor. Mas como assim? Dentro da câmara de combustão, os pistões trabalham em um movimento de sobe e desce, o deslocamento é a distância que o pistão percorre entre o ponto superior e inferior da câmara de combustão, ou seja, é a distância entre o ponto mais alto e mais baixo que o pistão atinge dentro do motor.


Esse deslocamento interno é medido em centimilímetros cúbicos (cm3) e litros, assim um motor 1.0 tem 1000 cm3 ou 1 litro, da mesma forma um motor 1.6 tem 1600 cm3 ou 1,6 litro. Nem todos os motores tem essas medidas com exatidão. Na maioria das vezes os valores são arredondados, com o objetivo de ficarem mais simplificados. Há casos por exemplo de motores de 999 cm3 que são arrendondados para 1.0, o que facilita o entendimento dos compradores.


Mas porque um motor 1.6 é mais potente que um 1.0? Considerando que ambos tenham o mesmo nível tecnológico, um motor maior geralmente gera mais potência e torque, em decorrência de ter um deslocamento interno maior, mas também costuma consumir mais combustível.


Hoje porém, com tecnologias como cabeçotes multi-válvulas, turbo, injeção direta de combustível entre outras, motores cada vez menores possuem potências maiores e consumo menor. Vou dar um exemplo bem simples:


A primeira geração do Chevrolet Cruze vendida por aqui era equipada com um motor 1.8 16v que rendia 140 cv na gasolina, 144 cv no etanol e tinha torque de 18,9 kgfm (g) e 17,8 (e), a nova geração utiliza um motor menor, 1.4 16v turbo que rende 150 cv na gasolina, 153 cv no etanol e 24,5 kgfm de torque (e) e 24 kgfm (g), assim o novo Cruze além de ter um motor menor e mais potente ainda tem números de consumo menores do que a geração passada.


Espero ter ajudado alguém respondendo essa frequente dúvida. Em breve teremos mais posts dedicados a responder algumas dúvidas e a temas relacionados a mecânica.

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page