top of page

O QUE ROLOU NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO? - PARTE 1.

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


Eu bem que gostaria de ter viajado até São Paulo, para conferir tudo isso de pertinho e trazer conteúdos em tempo real. Mas com isso não aconteceu infelizmente desta vez, não poderia deixar de trazer os principais assuntos que foram destaque durante o salão. Tivemos algumas grandes revelações e outra nem tão importantes assim. Mas vamos ao que interessa não? Afivele o seu cinto de segurança e acelere comigo nos principais destaques do Salão internacional do Automóvel de São Paulo. Bora!

VOLKSWAGEN - POLO E VITUS GTS, TAROK, I.D Crozz, E-Golf, Golf GTE e Passat GTE.


Vou começar pelo modelo que pessoalmente eu tinha muita ansiedade para ver o resultado final, ou pelo menos parte dele. Volkswagen Polo GTS. Não é apenas um Polo com roupa esportiva. Apesar de não ser a versão GTI europeia com 200cv, o nosso Polinho, traz de volta a mítica sigla GTS, que roubou corações e olhares de muita gente durante os anos 80 e 90. O modelo diferente dos antecessores, Passat e Gol, é equipado com o motor 1.4 TSI (aquele já encontrado no Golf e Jetta) com 150cv . O visual externo é basicamente o do GTI europeu, o que inclui para a minha, e diria para a nossa felicidade, rodas, faróis, para-choques, grade e aerofólio idênticos ao do irmão do velho continente. Se liga no visual do carrinho!!! Ficou do baralho!!!

Sabe qual o mais bacana disso? A Volkswagen também vai fazer um Virtus GTS, com a mesma mecânica e visual do Polo GTS!!! Simplesmente demais. Ainda não foi divulgada a data de lançamento do modelo, mas tudo leva a crer que isso acontecerá no primeiro semestre de 2019.

E ainda no estande da Volkswagen, tivemos a revelação ainda que em forma conceitual, daquela que promete acabar com a solidão da Fiat Toro. A marca alemã apresentou a Tarok, picape intermediaria ente Saveiro e Amarok e que deve chegar em meados de 2020 na versão de produção. Acompanhei em tempo real a apresentação da Tarok, já que a marca realizou uma live diretamente do evento mostrando o conceito.

O ID. Crozz é o primeiro veículo utilitário crossover (CUV) da Volkswagen. O modelo é 100% elétrico. Ao mesmo tempo mescla características de um cupê de quatro portas e um utilitário esportivo. Tem 305 cv (225 kW) de potência, atinge a velocidade máxima de 180 km/h e pode rodar até 500 quilômetros (NEDC) com uma carga da bateria. Segundo a Marca o modelo deve entrar em produção a partir de 2020.

A montadora também trouxe modelos de proposta elétrica para o evento, como o conceito I.D Crozz, E-Golf, além dos híbridos Golf GTE e Passat GTE. E-Golf e Golf GTE foram confirmados para o Brasil, mais ainda sem data e valores até a produção desse post. Pessoalmente, um Golf GTE seria uma opção interessante ao mercado nacional.

FORD - ECOSPORT, TERRITORY, RANGER STORM, RANGER BLACK, MUSTANG, EDGE ST E KÁ URBAN WARIOR.


A Ford também trouxe modelos bem interessantes para o evento. Tivemos o lançamento oficial do Ecosport sem o tradicional estepe na tampa do porta malas e visual bem parecido com o o europeu. O modelo deixa de oferecer o motor 2.0 na versão Titânium, esse agora disponível apenas no Storm.

RANGER STORM E RANGER BLACK

E por falar em Storm, a marca apresentou uma versão conceitual da Ranger Storm. O conceito Storm tem como destaque a grade dianteira que leva o nome da versão e remete ao EcoSport Storm e a F-150 Raptor. Além de apliques laterais e grafismos em preto contrastando com a carroceria em vermelho Toscana.Os itens off-road ficam por conta do snorkel para captação de ar, alargadores de para-lama, rack de teto com LEDs, capota marítima, estribos tipo plataforma e para-choques exclusivos, com melhores ângulos de entrada e saída, e ganchos de reboque. As rodas de 17" estão calçadas em pneus de uso misto Pirelli MTR Scorpion 285/70 R17.

Já a Ranger Black Edition Concept tem um perfil mais urbano e segue o mesmo caminho da Chevrolet f S10 Midnight. A cor preta é predominante, presente na carroceria, rodas, retrovisores, maçanetas e estribos elétricos, além de faróis com máscara negra. Outros detalhes são os alargadores de para-lamas com piscas amarelos na dianteira, logotipos da Ford com estilo vintage e lanternas com lentes claras e fundo escuro. No interior, acabamento também é preto, presente no revestimento em couro e nos tecidos. A edição possui ainda santantônio estilizado com proteção lateral da caçamba, protetor e iluminação na caçamba e rodas de liga leve de 18” com pneus 265/60 R18 All Season.

FORD TERRITORY

Uma grande surpresa da marca foi o SUV médio Territory, que deve ser um futuro rival d e Jeep Compass e companhia. O modelo foi projetado em parceria com a parceira chinesa Jiangling Motors Corporation. O modelo foi exposto no salão para testar a aceitação do público e tem grandes chances de chegar ao mercado em breve.


O modelo tem um visual muito próprio e apesar de não ser um modelo totalmente desenvolvido pela marca, tem traços muito semelhantes aos atuais modelos da marca. Antes da finalização desse post, foram reveladas informações de que o Territory pode ser fabricado na Argentina, onde hoje é fabricado o Ford Focus e chegando com preços na casa dos 130 mil reais.

O Territory conta com auxílios de condução semiautônomos. Há controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, assistente de ponto cego e de manutenção de faixa, e sistema de baliza automática com câmera 360 graus. O Territory exibido é a versão top Titanium, com acabamento de couro perfurado nos bancos e macio nos painéis de porta, além de detalhes de madeira. A central multimídia tem 10,25 polegadas. Há ainda iluminação indireta e teto-solar panorâmico. Na motorização a unidade estava equipada com o 1.5 EcoBoost, uma versão turbinada e com injeção direta do novo 1.5 Dragon do EcoSport e Ka, com 145 cv - o câmbio é automático.

MUSTANG GT

Já conhecido do público, a Ford também levou o Mustang para o evento. O Muscle car estava presente na versão premium e também em uma unidade personalizada exclusivamente para o salão. Vale lembrar que hoje a Ford comercializa o Mustang oficialmente no Brasil, é equipado com o motor 5.0 v8 de 466cv e custa a partir de R$ 299.000. Simplesmente não tem como não gostar do Mustang, ele é esportivo, belo e tem um ronco fantástico.

EDGE ST


A Ford apresentou também um modelo inédito: o Edge ST 2019, o primeiro a trazer ao Brasil a grife “Sport Technologies” de veículos de desempenho da marca. O SUV grande da Ford é conhecido pelo conforto e alto nível de equipamentos e com a nova versão ST ganha uma variante legitimamente esportiva. Além de trazer estilo mais moderno e motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost de 335 cv, ele inova nas tecnologias de assistência ao motorista, na segurança e na conectividade.

“O Edge ST é um SUV de alta performance marcante e exclusivo, que vai surpreender o consumidor”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford. “Ele introduz um novo padrão na categoria, tanto pelo design e desempenho como pela versatilidade”. É equipado com o câmbio automático de oito marchas com seletor rotativo E-Shifter, tração nas quatro rodas sob demanda com controle inteligente e suspensão com calibragem esportiva. Outra novidade é o modo de condução Sport, que oferece uma resposta mais agressiva na aceleração, nas trocas e reduções, acompanhada de um ronco mais potente.

KA URBAN WARRIOR


Apresentado como conceito, o Ka Urban Warrior tem até cara de modelo de produção, já que ele traz uma série de elementos aplicados na versão Freestyle do hatch, como apliques nos para-lamas e para-choques, rodas aro 15" com pneus mais altos e suspensão elevada.


Na parte interna, as novidades ficam por conta dos bancos em couro e a central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5" com Apple CarPlay e Android Auto. O conjunto mecânico é composto pelo motor 1.5 3-cilindros de 136 cv associado ao câmbio manual de cinco marchas.


No visual, destaque ainda para a tampa traseira, que recebeu um aplique na cor cinza escuro ligando as lanternas. O modelo foi desenvolvido para testar a reações do público e tem chances de chegar as linhas de produção em caso de reações positivas. Será que o modelo vai inaugurar um novo segmento?

BONUS: F-150 RAPTOR E FUSION ENERGI

A F-150 Raptor tem motor V6 3.5 EcoBoost biturbo de 450 cv, 70,46 kgfm de torque a 3.500 rpm e transmissão automática de 10 velocidades. Seu sistema de tração 4x4 tem transferência de torque sob demanda, com quatro opções de tração (2H, 4A, 4H e 4L), preparadas para todo tipo de terreno e bloqueio eletrônico de diferencial.


Ela tem suspensão dianteira independente com amortecedores Fox de alto rendimento e ajuste variável, rodas de alumínio forjado de 17” e pneus 315/70 R17 BFGoodrich All-Terrain, de uso misto. Outra exclusividade da picape são os seis modos de condução que ajustam automaticamente seus parâmetros para rodagem normal, esportiva, na chuva/neve, na lama/areia, em pedra e estilo baja.

O Fusion Energi 2019 combina dois motores – um 2.0 Atkinson a gasolina e outro elétrico, com potência combinada de 190 cv –, e por ser plug-in permite que a bateria também seja recarregada na tomada. Sua principal novidade é uma bateria de íons de lítio refrigerada a ar, de 9,0 kW/h, que aumenta em cerca de 20% a autonomia no modo elétrico em relação ao modelo anterior, ampliando a versatilidade de uso do veículo.

CHEVROLET - LINHA MIDNIGHT, ONIX SOUND, CRUZE SS, CAMARO 2019.


A Chevrolet levou ao salão de São Paulo alguns modelos bem interessantes, embora alguns sejam apenas conceituais. Entre os modelos estavam o novo Camaro 2019, Cruze SS, Equinoxx Midnight entre outros modelos.

O Cruze Sport6 SS é equipado com bancos tipo concha, pedaleiras esportivas e interior escurecido, além de motor turbo preparado para render 300 cv. Com visual inspirado na versão esportiva do hatch nos Estados Unidos (Cruze RS), o conceito diferencia-se ainda pelas rodas aro 20 e pelo aerofólio traseiro estilizado. Assim como outros modelos conceituais, infelizmente acredito que não veremos um Cruze SS nas ruas...

A série Midnight, já disponível para a S10 e o Tracker, também chegou ao Equinox especialmente para medir sua aceitação pelo público-alvo do modelo. O Equinox Midnight segue à risca o conceito “todo preto” para carroceria, acabamentos, rodas e até mesmo para a gravata Chevrolet. Ainda não há previsão para a chegada do modelo ao mercado.

O Onix Sound traz projeto de sonorização premium da JBL e multimídia de 10 polegadas. O carro, que foi exibido em cenário alusivo ao festival Lollapalooza, demostra ainda o futuro sistema de internet a bordo da Chevrolet que levará conectividade total a futuros lançamentos da marca.

O Trailblazer Concept ressalta a elegância do SUV 4x4 de luxo da Chevrolet com a carroceria em um tom azul exclusivo e as rodas em preto fosco. A cabine foi personalizada com forrações escuras e novo revestimento dos bancos. Destaque para os tablets voltados aos ocupantes traseiros, criando uma atmosfera Hi-Tech.

O Camaro SS é uma das estrelas da marca americana no Salão do Automóvel 2018.Com visual renovado, o esportivo será comercializado nas versões cupê e conversível. Mantém o motor 6.2 L V8 de 461 cv e torque de 62,90 kgfm. A novidade é a nova transmissão automática de dez velocidades.

O Camaro ganhou retoques visuais na dianteira com novos para-choque, faróis e grades. A marca diz que o esportivo também conta um pacote inovador de tecnologias de performance, segurança e conforto para o mercado brasileiro. O modelo deve chegar as lojas no começo de 2019.

FIAT - CRONOS SPORT, ARGO STING, TORO RESCUE, 500X E FASTBACK.


Além do cupê Fastback (destacado como grande atração da marca no evento), a Fiat preparou para o Salão do Automóvel de São Paulo três outros conceitos especiais baseados nos modelos Argo, Cronos e Toro. Todos são apresentados como exercícios de design inteiramente desenvolvidos pela equipe brasileira, tendo como objetivo testar a receptividade do público. Houve ainda a presença do 500x SUV da marca comercializado em outros mercados e que divide plataforma com o Jeep Renegade.

No caso do Argo Sting, os principais diferenciais na comparação com as versões convencionais são rodas aro 17 na cor preta, faróis Full-LED, para-choques redesenhados, novo aerofólio traseiro, tetos e retrovisores externos em preto, além do logotipo Fiat escurecido. Naa cabine há detalhes alusivos bem como no exterior.

O Cronos Sport traz carroceria na cor vermelha, teto e rodas pintados em preto brilhante, saias laterais pretas que se prolongam visualmente até os para-choques traseiros e dianteiros, além de spoiler em preto. O modelo usa como base a versão Precision 1.8 AT e, segundo a Fiat, foi projetado com o objetivo de oferecer um novo tipo de proposta para o sedã.

Por fim, a Toro Rescue foi desenvolvida para destacar a multifuncionalidade da picape tomando como base a variante Freedom 2.0 AT9 4x4. A inspiração partiu de uma unidade de resgate para praia ou camping, com diferenciais como suporte para transporte de caiaques na caçamba, suspensão elevada, pneus off-road, caixas-de-roda alargada, entre outros. Os pneus maiores e de estilo off road deram uma cara diferente a picape.

E por falar em diferente a Fiat trouxe ao evento o europeu 500X, apenas para estudo. Trata-se de um carro importado da Itália e vendido na Argentina, equipado com motor 1.6 Multijet a diesel de 120 cv. "Para a importação deste carro começar a ficar viável, o dólar teria de estabilizar em torno dos R$ 3,40", diz uma fonte ligada à marca. E o mesmo vale para o 500 hatch, que agora não viria mais do México, e sim da Itália.

E pelo jeito primeiro SUV com a marca Fiat vai mesmo ficar para o fim de 2020. E não será o Fastback, como eu e você gostaríamos que fosse. Ele é apenas um Showcar, voltado a estudos de design. Segundo fontes ligadas à marca, o carro que está em desenvolvimento é uma "Toro fechada", com design comportado, sem o teto em formato de arco visto no conceito. O Toro SUV terá opção de sete lugares e motorização apenas a diesel.A faixa de preço do novo carro ficará entre a Toro e o Compass a diesel.

AUDI - A6, A7, A8, Q8, RS4 AVANT E E-TRON.


A Audi foi uma das montadoras presentes no salão que recentemente renovou praticamente todos os seus modelos de linha, oque inclui os modelos A6, A7, A8 e o recente SUV coupe Q8.


Audi A6 – A oitava geração do sedã, que chega às lojas brasileiras no primeiro semestre do próximo ano, traz numerosas inovações para o segmento. Entre os destaques estão o sistema MMI sensível ao toque totalmente digital, com soluções de conectividade e assistência inteligentes, a suspensão que combina conforto, suavidade e estabilidade, a acústica sofisticada, o interior mais espaçoso e o design elegante. Serão duas versões oferecidas: a Prestige Plus é equipada com motor 2.0 TFSI de 245 cv e 370Nm de torque, enquanto a Performance traz um 3.0 V6 TFSI que desenvolve 340 cv e 500 Nm. Ambos os motores contam com a tecnologia híbrida leve.

Audi A7 –O modelo também foi um dos destaques no evento. O visual incorpora a nova linguagem de design da Audi, mantendo seu estilo de Gran Turismo.Ele oferece ainda ampla digitalização, uma experiência de direção dinâmica e um conceito de carroceria que combina o espaço de um sedã e a versatilidade de uma perua. Oferecido em versão única, o A7 Sportback traz sob o capô um motor 3.0 V6 TFSI com 340 cv de potência e 500 Nm de torque. Junto ao câmbio S tronic de sete marchas, esse conjunto acelera o cupê de quatro portas de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, chegando a uma velocidade máxima de 250 km/h. A tração quattro faz parte do pacote. O modelo também conta com spoiler aerodinâmico traseiro, que é acionado automaticamente aos 130 km/h.


Audi A8 – A marca trouxe ao Salão 2018 a quarta geração do sedã, um dos mais luxuosos e tecnológicos do segmento. Primeiro carro com condução autônoma nível 3 a ser produzido em série, o A8 possui o assistente de trânsito Audi AI, que assume controle da condução quando o trânsito está lento, até 60 km/h, em rodovias onde uma barreira física separa as duas faixas da pista.O assistente de trânsito administra a partida, aceleração, direção e frenagem. O modelo traz um motor 3.0 TFSI V6 de 340 cv, que também conta com tecnologia híbrida leve. A Audi irá comercializar também no Brasil em 2019 a versão 4.0 55 TSFI V6 de 340 cv.

Audi Q8 – Modelo que chega para se tornar o topo de linha da família Q, e um dos modelos mais caros da marca no país. o SUV tem dimensões generosas, suspensão ajustável e sistemas de assistência inteligentes. O Q8 tem o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros. Segundo a marca, ele chega ao mercado brasileiro em 2019. O Q8 é um representante da nova linguagem de design da marca, combinando características de um elegante cupê de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte. Seu motor será o 3.0 V6 TFSI, que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm, junto ao câmbio tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves.


Audi RS 4 Avant – Equipada com o novo motor 2.9 V6 biturbo TFSI, capaz de render 450 cv e 61,2 kgfm de torque, tração quattro e câmbio tiptronic de oito marchas. O RS 4 Avant é um ícone da esportividade característica do DNA dos modelos Audi. è uma proposta bem versátil já que combina desempenho de carros esportivo com a versatilidade de uma perua para o uso diário, um carro divertido e familiar ao mesmo tempo.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,1 segundos e sua velocidade máxima chega aos 280 km/h. O interior ressalta o lado “apimentado” da perua, com bancos esportivos, volante multifuncional com base plana e os gráficos específicos da linha RS no Audi virtual cockpit, como informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque.

e-tron – O primeiro modelo de produção em série totalmente elétrico da marca é um SUV.. O SUV elétrico é equipado com dois motores elétricos, que produzem 300 kW, o equivalente a 408 cv. A autonomia é de até 400 quilômetros. O e-tron será o primeiro carro capaz de ser recarregado em sistemas de 150 kW. Isso significa que será mais rápido para carregar a bateria e necessários apenas 38 minutos na tomada para o carro ser carregado em 80%. O modelo foi apresentado ainda em versão camuflada. A expectativa é que ele desembarque por aqui no ano que vem.

Em breve continuarei a trazer outros destaques do evento em uma segunda parte. A cobertura foi dividida em duas partes para que nçao ficasse extensa demais.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page