top of page

NOVO RANGE ROVER EVOQUE - NOVA GERAÇÃO.

Foto do escritor: Yan Bernardo de SouzaYan Bernardo de Souza


NOVA GERAÇÃO MANTEM DESENHO E SE APROXIMA DO VELAR.


Alguns modelos são responsáveis pela mudança da identidade visual das marcas, bem como trazer uma nova imagem a ela. O Land Rover Range Rover Evoque é um desses modelos. O SUV de estilo esportivo da marca britânica foi o responsável por tornar os modelos da marca mais joviais, modernos e ainda mais luxuosos. O Evoque é o primeiro degrau de entrada para a linha mais refinada da Land Rover, a Range Rover (Evoque, Velar, Sport e Vogue).


Mas tudo que é fonte de renovação precisa também ser renovado. A nova geração da Evoque, mão é um ruptura brusca de design em relação a anterior, mas é uma bela e ótima evolução. O desenho é muito próximo do anterior, mas o carro é totalmente novo, além de estar ligeiramente maior em relação a antiga geração.


Sinceramente dá pra chamar a Evoque de mini-Velar. As linhas de design evoluíram, e traz elementos comuns aos outros modelos, mas mantem traços de identidade própria. Empresta da Velar as maçanetas retrateis e estreia uma nova plataforma, que deverá equipar as próximas gerações de modelos da marca, a PTA (Premium Transverse Architeture).


Essa nova plataforma já está pronta para a eletrificação e que será estendida para modelos como Discovery Sport e o Jaguar E-Pace nas suas próximas gerações. A Land Rover adotou um sistema híbrido-leve para o SUV. Baseado em um sistema elétrico de 48V, um gerador está instalado no motor a combustão ( 2.0 turbo Ingenium a gasolina) e a carga é enviada para um conjunto de baterias (14 células de 8Ah cada). Assim em velocidades abaixo dos 17 km/h, o motor a combustão pode ser desligado e, em algumas situações, o gerador ajuda o motor a produzir mais potência, nessa configuração são 300 cv e 40,8 kgfm.


A versão sem esse sistema de 48v, usa o motor 2.0 turbo, sem a ajuda do elétrico, com 250 cv e 37,2 kgfm de torque. As duas configurações utilizam o mesmo câmbio, o ZF automático de nove marchas com tração integral e junto a ela a segunda geração do sistema Terrain Response. O eixo cardã pode se desconectar, deixando a tração apenas na dianteira para economizar combustível.


A suspensão foi reajustada, inclusive para maior suavidade ao rodar e capacidade fora-de-estrada do Evoque foi melhorada. Há um sistema de câmeras chamado de Clear Sight, que mostram o que passa embaixo do carro, especificamente antes do eixo dianteiro, basicamente é possível ver tudo o que está acontecendo na dianteira do carro.


Falando em câmeras, a Land Rover apresentou o Clear Sight Rear Mirror. Com uma câmera instalada na traseira do carro, o retrovisor interno se transforma em uma tela, com amplitude de visualização superior à do espelho tradicional.


O Interior traz linha também muito próximas as do Velar. Há duas telas centrais, nas quais a primeira responde como central multimídia e a inferior ao sistema de ar condicionado. O painel de instrumentos é digital e traz funções de navegação.


Com a nova plataforma, o Evoque ficou internamente mais espaçosa, são 21 mm a mais de entre-eixos, para dar mais comodidade principalmente aos joelhos dos ocupantes traseiros. No porta-malas, são 6% a mais de espaço, com 610 litros até o teto, segundo a marca.


Na lista de tecnologias, temos a nova central multimídia (10") com espelhamento de smartphones, painel de instrumentos digital de 12,3" e botões capacitivos (sensíveis ao toque). Assistentes de condução, como piloto automático adaptativo e assistente de faixa, também fazem parte do novo Evoque.


Preços e versões serão apresentados durante o Salão de Chicago, em fevereiro de 2019.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page